Unidade oferece serviços de atendimento para população em situação de rua / Luiz Torres/DL
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Conforme apontado pelo Diário do Litoral ontem, a Baixada Santista registra mais de 3 mil pessoas em situação de rua. Dessas, ao menos 1.472 (41%) são oriundas de outras cidades do estado e do país. E é justamente na dificuldade do retorno para as cidades de origem que consiste um dos principais obstáculos para a saída dessas pessoas da rua.
Algumas prefeituras da Baixada Santista disponibilizam serviço de encaminhamento de pessoas para cidades de origem, através do fornecimento de passagem. O DL conversou com algumas pessoas que procuraram atendimento para avaliar os serviços disponibilizados pelos equipamentos de assistência social. Em Santos, das pessoas entrevistadas, todas que queriam retornar para suas cidades de origem foram informadas que o Centro de Atendimento à População de Rua (Centro POP) disponibilizava apenas transporte para São Paulo.
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“Sou de Araraquara e estou em Santos há um mês. A situação ficou complicada aqui e agora quero voltar para a casa da minha tia. Vim no Centro POP pedir ajuda e fui informada de que há apenas passagem para São Paulo. De lá, eu deveria continuar a viagem por meios próprios”, informou Viviane Vaz.
Juliana do Nascimento também procurou o serviço na última quinta-feira, dia 4. Acompanhada dos quatro filhos, ela veio para Santos a passeio, porém, após uma discussão com o marido, ficou sozinha na cidade com as crianças. “Dormi na praia e vim de manhã pedir ajuda no Centro para poder voltar para Sorocaba. Fui muito bem atendida, mas apenas há disponibilidade para viagem para São Paulo. Aceitei a ajuda e depois do terminal vou tentar conseguir dinheiro para seguir para minha cidade”, disse. Letícia (nome fictício) também procurou o espaço para tentar retornar com o marido para Assis, no interior de São Paulo. “Disseram que a passagem para Assis seria complicado, mas que eu poderia ir para São Paulo. Não aceitei, pois se eu fosse, iria ser moradora de rua em São Paulo. Não quero isso. Quero é retornar para minha família”, afirmou.
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Questionada sobre o procedimento, a Prefeitura de Santos informou que o Centro Pop faz uma triagem de moradores de outros municípios e pede o contato familiar ou do serviço de referência da localidade para efetuar o contato e confirmar os vínculos com a cidade ou serviço, de forma que este possa ser atendido naquele local e ter seus direitos garantidos.
A Prefeitura disse ainda que “após a confirmação das informações fornecidas, são concedidas passagens ao município de origem. Em 2015, foram concedidas 1269 passagens para a cidade de são Paulo; 217 passagens para outros municípios do estado de São Paulo e 160 passagens para outros estados”. No entanto, todas as pessoas ouvidas pela reportagem disseram que o procedimento não foi realizado da forma citada e que o fornecimento de passagens tinha como único destino o Terminal Jabaquara, em São Paulo.
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