Cavalos-marinho são nova atração do Aquário

Mesmo se reproduzindo várias vezes ao ano e tendo, em média, 1.300 filhotes por ninhada, o animal está ameaçado de extinção

Comentar
Compartilhar
30 MAR 2017Por Da Reportagem16h30
A nova atração do Aquário já nada no tanque seteFoto: Francisco Arrais/PMS

A nova atração do Aquário já nada no tanque sete. Seis exemplares de cavalo-marinho foram doados quarta-feira (29) pela Vale S/A, responsável pelo projeto Cavalo-marinho, desenvolvido há 15 anos na ilha de Guaíba (RJ).

Mesmo se reproduzindo várias vezes ao ano e tendo, em média, 1.300 filhotes por ninhada, o animal está ameaçado de extinção.

A bióloga e coordenadora do projeto, Natali Ferret, explicou que a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as consequências da poluição, além de cultivar esses animais (reprodução em fazenda marítima) e realizar o monitoramento deles na natureza.

Educação

A doação de três machos (com idade de um ano e seis meses) e três fêmeas (oito meses) da espécie Hippocampus red terá papel educativo no Aquário. O projeto também se comprometeu a dar suporte técnico para a conservação dos espécimes.

Funcionários do parque municipal assistiram a uma palestra antes de os cavalos-marinhos serem transferidos para o tanque. A aclimatação dos animais à temperatura da água durou cerca de uma hora. No final, foi entregue uma placa de vidro do projeto para o Aquário.

Dezenove crianças de 6 a 9 anos da Escola Total Cais Milton Teixeira, estavam entre os primeiros visitantes a conferir a novidade. As crianças ficaram curiosas pelo formato do animal e com a informação de que é o macho quem faz a gestação dos filhotes.

Saiba mais

O cavalo-marinho (Hippocampus reidi) é um gênero de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical e algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas, corais e anêmonas marinhas.

Serviço

Aquário Municipal

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, Ponta da Praia

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 9h às 20h

Ingresso: R$ 5,00 por pessoa; crianças até 12 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam. Desconto de 50% para estudantes e professores com a apresentação de documento de identificação.