X

Santos

Cavalos-marinho são nova atração do Aquário

Mesmo se reproduzindo várias vezes ao ano e tendo, em média, 1.300 filhotes por ninhada, o animal está ameaçado de extinção

Da Reportagem

Publicado em 30/03/2017 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A nova atração do Aquário já nada no tanque sete / Francisco Arrais/PMS

A nova atração do Aquário já nada no tanque sete. Seis exemplares de cavalo-marinho foram doados quarta-feira (29) pela Vale S/A, responsável pelo projeto Cavalo-marinho, desenvolvido há 15 anos na ilha de Guaíba (RJ).

Mesmo se reproduzindo várias vezes ao ano e tendo, em média, 1.300 filhotes por ninhada, o animal está ameaçado de extinção.

A bióloga e coordenadora do projeto, Natali Ferret, explicou que a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as consequências da poluição, além de cultivar esses animais (reprodução em fazenda marítima) e realizar o monitoramento deles na natureza.

Educação

A doação de três machos (com idade de um ano e seis meses) e três fêmeas (oito meses) da espécie Hippocampus red terá papel educativo no Aquário. O projeto também se comprometeu a dar suporte técnico para a conservação dos espécimes.

Funcionários do parque municipal assistiram a uma palestra antes de os cavalos-marinhos serem transferidos para o tanque. A aclimatação dos animais à temperatura da água durou cerca de uma hora. No final, foi entregue uma placa de vidro do projeto para o Aquário.

Dezenove crianças de 6 a 9 anos da Escola Total Cais Milton Teixeira, estavam entre os primeiros visitantes a conferir a novidade. As crianças ficaram curiosas pelo formato do animal e com a informação de que é o macho quem faz a gestação dos filhotes.

Saiba mais

O cavalo-marinho (Hippocampus reidi) é um gênero de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical e algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas, corais e anêmonas marinhas.

Serviço

Aquário Municipal

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, Ponta da Praia

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 9h às 20h

Ingresso: R$ 5,00 por pessoa; crianças até 12 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam. Desconto de 50% para estudantes e professores com a apresentação de documento de identificação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter