Santos
Em ação integrada, Secretaria de Saúde e forças de segurança realizam blitze em adegas e ambulantes; população pode denunciar irregularidades pelo 162
Com foco no combate ao metanol e outras substâncias danosas, prefeitura fecha estabelecimentos irregulares e reforça vistorias durante os dias de folia / Reprodução/Internet
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde de Santos mantém atenção permanente ao risco de bebidas adulteradas no município, especialmente diante dos perigos associados ao consumo de substâncias como o metanol. Segundo o secretário de Saúde, Fábio Lopez, o tema é tratado como prioridade pela gestão municipal.
"Não é apenas uma preocupação pontual, é uma preocupação permanente, principalmente pela força dos agravos que podem atingir a saúde das pessoas. O metanol chama atenção pela letalidade e pelos danos que provoca, mas nossa atuação é voltada ao combate à adulteração de bebidas de forma geral, que também é extremamente danosa", afirmou.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário, a Prefeitura realiza ações integradas para coibir a falsificação e a comercialização irregular de bebidas alcoólicas, com foco na proteção da saúde da população. "Temos uma ação integrada que privilegia a qualidade e a segurança da saúde das pessoas", destacou.
A força-tarefa envolve diferentes setores da administração municipal e das forças de segurança. Participam das operações a Secretaria de Finanças, fiscais do comércio, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e a Vigilância Sanitária.
Continua depois da publicidade
"Nós temos essa ação integrada e realizamos, ao longo do ano passado, inúmeras blitze. Houve inclusive o fechamento de estabelecimentos que estavam irregulares", explicou Lopez.
Com a proximidade do Carnaval, período tradicionalmente marcado pelo aumento do consumo de bebidas, as fiscalizações foram intensificadas.
"Já realizamos ações na semana que antecedeu o Carnaval e também nesta semana. As equipes da Vigilância atuam em conjunto com os outros setores, fiscalizando ambulantes, adegas e locais denunciados por meio da Ouvidoria", disse.
Continua depois da publicidade
O secretário também reforçou a importância da participação da população no combate às irregularidades. "Se houver suspeita de adulteração de bebida, dificuldade em obter informações sobre a procedência do produto ou negativa de emissão de nota fiscal, é fundamental comunicar pelo telefone 162, na Ouvidoria. Assim, nossa equipe pode agir prontamente", orientou.
Segundo Lopez, a Secretaria segue atenta e mobilizada por meio do Departamento de Vigilância em Saúde para garantir a segurança sanitária no município.