X

Santos

Câmara de Santos aprova instalação de dispositivo para deficientes

Ônibus terão que contar com dispositivo eletrônico para auxiliar deficientes visuais

Publicado em 14/06/2016 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Conforme lei, em edital de licitação de meios de transportes públicos será exigido equipamento para auxiliar pessoas portadoras de deficiência visual / Matheus Tagé/DL

A Câmara de Santos aprovou ontem, em 1ª discussão, o projeto de lei 69/2015 que obriga a instalação de sistema de sinalização eletrônica para pessoas portadoras de deficiência visual nos meios de transporte público da cidade.

O projeto ainda precisa passar por segunda discussão. Caso seja novamente aprovado, ele seguirá para sanção do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

O projeto é de autoria do vereador Manoel Constantino (PSDB), que recebeu elogios pela iniciativa de seu colega de partido, Cacá Teixeira.

“ É uma coisa simples, mas com certeza ajudará muito as pessoas portadoras de deficiência. Foi um excelente trabalho. Estamos lutando para que tenha identificação para deficiente visual em todas as esquinas da cidade, mas essa do veículo ter um dispositivo é muito importante. Quero parabenizar a iniciativa. Espero que o prefeito, depois, sancione esse projeto”, disse Teixeira.

Pelo projeto, o sistema de transporte público municipal fica obrigado a equipar os veículos com dispositivo de sinalização destinado ao uso de deficientes visuais. 

O equipamento deverá emitir o aviso de aproximação e a identificação, que será recebido pelo receptor.

A lei ainda obriga que o Poder Público disponibilize aos portadores de deficiência visual o receptor de rádio portátil a preço acessível e que promova a distribuição gratuita para quem comprovar não ter condições financeiras de adquirir o aparelho. Os interessados em obter o receptor deverão também ser previamente cadastrados e apresentar um atestado médico que comprove a deficiência visual.

No entanto, essas disposições só devem ser inseridas no próximo edital de licitação para concessão das linhas de transporte, tendo o Poder Executivo que regulamentar a presente lei no que couber.

A Prefeitura de Santos assinou um novo contrato para a operação do transporte público municipal com a Viação Piracibana, em maio de 2015. O contrato tem validade de oito anos, mas prorrogável por igual período.

Em sua justificativa, Manoel Constantino disse que “com a invenção do aparelho transmissor em tamanho portátil, batizado de DPS 2000, será possível dar o merecido tratamento ao usuário do transporte coletivo portador de deficiência visual, propiciando-lhe o pleno exercício da ­cidadania”. 

De acordo com o parlamentar, o DPS 2000 já foi implantado em cidades como Jaú e Limeira, no interior do estado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter