X

Santos

Bueiros desnivelados viram armadilhas para motoristas nas ruas de Santos

Manutenção das tampas é de responsabilidade das concessionárias; Prefeitura afirma que realiza fiscalização.

Caroline Souza

Publicado em 22/04/2019 às 08:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além de prejuízos aos veículos, as tampas niveladas abaixo do asfalto aumentam o risco de acidentes. / Nair Bueno/DL

Bueiros desnivelados nas ruas de Santos estão causando transtorno aos motoristas. Além de prejuízos aos veículos, as tampas niveladas abaixo do asfalto aumentam o risco de acidentes.

A reportagem do Diário do Litoral encontrou vários desníveis, que formam buracos nas vias, em diferentes bairros da cidade. Nem mesmo a avenida da praia está livre do problema.

O motoboy Rafael Leite já caiu em um deles, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo ao canal 3. A queda trouxe ainda prejuízo financeiro. "Tive que trocar a caixaria da moto e foi R$ 130, além de ser perigoso, isso gera custos", diz.

Por conta da profissão, Leite percorrer todos os bairros de Santos e conta que todo dia encontra um buraco formado por esse desnível de bueiro em um local diferente. "Mesmo que não quebre na hora, isso vai gerando um prejuízo a longo prazo nos veículos", comenta.

Em dias de chuva intensa, quando muitas vias alagam, a situação se agrava, já que os motoristas não conseguem enxergar esses desníveis. "Quem é responsável por isso não deve andar de moto, nem de carro, porque assim não vai ter prejuízo financeiro, nem risco de queda", desabafa Leite.

RESPONSÁVEIS

Questionada sobre a responsabilidade pela manutenção desses bueiros, a Sabesp informou que apenas as tubulações de água e esgoto são de sua competência. "Se confirmado ser da Sabesp, o envolvido em acidente pode procurar a agência de atendimento presencial disponível na cidade, onde será devidamente orientado para o ressarcimento".

A Prefeitura informou que existem diversas tampas e poços de visitas ao longo das vias. A manutenção e conservação ficam a cargo de cada concessionária. Já a fiscalização é sempre da Prefeitura. No caso das tampas das galerias de drenagem, a responsabilidade é da Administração Municipal.

Por meio de nota, a Prefeitura disse ainda que "em caso de acidentes, o munícipe pode informar o ocorrido através dos nossos canais de comunicação, para que sejam tomadas as devidas providências, ou procurar os meios legais para apurar os referidos danos".

AÇÃO

Em pesquisa pelo site Jusbrasil, é possível localizar ações de indenização por danos morais protocoladas em cidades de todo o país em razão do mesmo problema.

Em um dos processos consta o acidente de um motociclista que, ao cair, perdeu um dedo da mão direita.

Em outro caso no município de São Paulo, uma idosa fraturou ossos da face e do crânio após tropeçar em um desnível. Ambas ações foram movidas contra a prefeitura. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter