X

Santos

Bora aprender! Oficinas gratuitas de audiovisual tem inscrições abertas em Santos

Serão apresentados aos participantes os principais conceitos e características que envolvem a criação de peças

Da Reportagem

Publicado em 08/03/2024 às 21:28

Atualizado em 08/03/2024 às 22:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As oficinas serão ministradas pela figurinista, diretora de arte e educadora Cecília Amaral / Divulgação

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Previstas para terem início na próxima semana, as oficinas ‘Um Estudo da Direção de Arte a Partir da Estética de Tim Burton’ e ‘Figurino: Luz, Câmera, Ação!’ serão oferecidas de forma gratuita pelo projeto 'Pontos MIS'. A primeira ocorrerá já na segunda-feira (11), a partir das 19h. Enquanto a segunda foi agendada para quarta-feira (13), também às 19h. Ambas serão feitas no Museu da Imagem e do Som de Santos - Miss (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias - térreo do Teatro Municipal).

O curso 1 traz um estudo sobre a estética e direção de arte nas produções dirigidas por Tim Burton e a influência do expressionismo alemão em suas obras, a partir da análise de obras como: ‘Vincent’ (1982), ‘Beetlejuice - Os Fantasmas se Divertem’ (1988), ‘Edward Mãos de Tesoura’ (1990), ‘A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça’ (1999), ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ (2005), ‘Frankenweenie’ (2012) e ‘Wandinha’ (2022). Os participantes serão convidados a desenvolver um projeto de conceito artístico para uma cena a partir da estética do famoso diretor. Inscrições pelo link.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Já a oficina ‘Figurino: Luz, Câmera, Ação!’ objetiva apresentar e desenvolver diferentes processos de criação e construção de figurinos, partindo da análise de produções audiovisuais e cênicas como a novela ‘Meu Pedacinho de Chão’; o filme ‘A Cartomante’; a peça de teatro ‘Dom Quixote, um Sonhador Arretado’, além dos figurinos de Lady Gaga e da performance de Jun Nakao em ‘A Costura do Invisível’.

Serão apresentados aos participantes os principais conceitos e características que envolvem a criação de peças: pesquisa de referências e de materiais; apresentação visual através do croqui; estudo e decupagem do roteiro. Os alunos serão orientados em um exercício prático na construção de figurinos a partir da transformação, customização e envelhecimento de artigos diversos. Inscrições pelo link.

Expo Cidades Criativas enaltece audiovisual

ORIENTAÇÃO
As oficinas serão ministradas pela figurinista, diretora de arte e educadora Cecília Amaral. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, ela tem formação em Moda, com especialização em cenografia e figurinos. Responsável pela concepção artística das produções do coletivo de cinema ‘Transformar’ e coordenação de mostras e festivais, atuou como figurinista para diversas companhias. Leciona cursos de figurino e arte desde 2011, passando por instituições de ensino e cultura, ONGs e pelo Pontos MIS.

Museu da Imagem e do Som de Santos proporciona viagem na história do audiovisual

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6446, nesta terça (21)

O prêmio é de R$ 700.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Mega-Sena no concurso 2727, nesta terça (21)

O prêmio é de R$ 37.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter