X

Cultura

Boa música e inclusão: banda 2RD se apresenta no Rio Santos Jazz Fest nesta terça-feira

Há 16 anos, Dan Oliveira e Guido Bertoni propagam acessibilidade por meio da música. Apresentação dos artistas irá acontecer na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, a partir das 19h30

Da Reportagem

Publicado em 26/04/2022 às 10:30

Atualizado em 26/04/2022 às 10:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dan Oliveira e Guido Bertoni se apresentam no Rio Santtos Jazz Fest nesta terça-feira (26) / Divulgação

Não há barreiras que o talento e a determinação não possam vencer. Esse é o exemplo propagado pela banda santista 2RD, formada por Dan Oliveira e Guido Bertoni, dois amigos deficientes físicos que se uniram há 16 anos para fazer música e mostrar a importância da inclusão por meio da arte. Conhecidos pelo bom som, a dupla irá apresentar o melhor do blues, jazz e mpb no Rio Santos Jazz Fest, nesta terça-feira (26), na Pinacoteca Benedicto Calixto, às 19h30.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Aproximados pelo esporte, Dan e Guido se conheceram em 2003, na equipe do time de basquete sobre rodas de Santos. Além do gosto pela atividade física e da superação de grandes desafios, os colegas de time tinham ainda mais coisas em comum, e não demoraram para perceber que a música se tornaria o principal elo dessa amizade.

Foi durante uma viagem com o time de basquete que a dupla compartilhou seus talentos musicais a partir de uma brincadeira para passar o tempo. O que era apenas um passatempo se tornou uma carreira musical de 16 anos que, além de música, leva ao palco acessibilidade, inclusão e incentiva outras pessoas com deficiência a seguirem no mercado artístico.

“A 2RD tem como objetivo levar a mensagem da inclusão, diversidade e superação sobre não desistir dos seus sonhos por algum tipo de limitação. Desafios e barreiras todos nós enfrentamos, mas só depende de nós podermos ultrapassá-las”, ressalta Dan Oliveira.

A representatividade transmitida pela dupla começa pelo nome da banda, isso porque 2RD representa o nome de Rodrigo (Guido) e Danilo (Dan), e o número dois simboliza as duas rodas. Nas noites pelos bares de Santos, os artistas já levaram muito mais do que música aos palcos dos estabelecimentos. Foi por causa deles, que donos de bares e casas noturnas passaram a priorizar a acessibilidade, adaptando a estrutura dos ambientes para receber pessoas com deficiência.

No Rio Santos Jazz Fest, os artistas irão apresentar canções de nomes consagrados na música brasileira, como Marisa Monte, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Tom Jobim, Toquinho e outros. Além do município Santista, a dupla, que também se apresenta como banda, já percorreu outras cidades do estado de São Paulo e também já esteve no Rio de Janeiro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

LIBERTADORES 2024

Pela Libertadores, Palmeiras vence Del Valle por 3 a 2

Ideia inicial de Abel Ferreira foi colocar um time bastante defensivo para anular a pressão inicial do Del Valle

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter