Santos

Blitz Covid testa 6,8 mil na Zona Noroeste; ação segue neste domingo

Dos examinados, 670 testaram positivo (9,7%) e receberam instruções dos profissionais da SMS sobre um período necessário de quarentena

Da Reportagem

Publicado em 20/06/2020 às 17:35

Atualizado em 20/06/2020 às 17:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ação deste sábado contou com a participação de 400 profissionais da SMS / LEANDRO ORDONEZ/PMS

Continua depois da publicidade

Em oito pontos da Zona Noroeste, 6.841 mil pessoas fizeram o teste rápido para identificar anticorpos do novo coronavírus na Blitz Covid, operação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Chico de Paula, Bom Retiro, Areia Branca, Rádio Clube, Castelo, São Manoel e Piratininga, neste sábado (20).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por celular, todos receberam o resultado em 15 minutos após a aplicação. Dos examinados, 670 testaram positivo (9,7%) e receberam instruções dos profissionais da SMS sobre um período necessário de quarentena e métodos de prevenção a novos contágios. Também foram aconselhados a passar pelo exame PCR (por mucosa) – o mais preciso para confirmação ou descarte da doença – numa policlínica ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Continua depois da publicidade

Neste domingo, (21), a Blitz continua nos mesmos locais (confira abaixo). Para o atendimento, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Santos. Os testes foram precedidos de fila organizada e distanciamento social. Ainda na entrada, foram coletadas informações pessoais e aferida a temperatura de cada um. Houve também distribuição de kits para higienização – provenientes de doações ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) – com álcool em gel, sabonete e outros itens.

OPERAÇÃO

Continua depois da publicidade

A ação deste sábado contou com a participação de 400 profissionais da SMS, entre agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, oficiais de administração e técnicos da Vigilância Epidemiológica. Houve apoio também de médicos, farmacêuticos, almoxarifes, motoristas e auxiliares de serviços gerais.

MAPEAMENTO

De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Ferraz, o objetivo da ação é mapear as regiões com maior incidência de covid-19 e, a partir dessa informação, direcionar as políticas públicas de combate à pandemia. “Com esse trabalho, conseguimos detectar o índice de contaminação de cada localidade e saber onde será necessário um maior número de ações”.

Continua depois da publicidade

PÚBLICOS

Os exames deste sábado, segundo Ferraz, foram uma sequência das testagens que já vinham sendo disponibilizadas. “O caminho é tentarmos chegar o mais próximo possível das pessoas que, por alguma razão, não conseguiram participar do drive thru”, explica, indicando os próximos locais da Blitz Covid: “começamos aqui pela Zona Noroeste e, nas próximas semanas, seguiremos pelos morros e pela região central”.

Confira os endereços da blitz neste domingo
Subprefeitura da Zona Noroeste – Av. Nossa Senhora de Fátima, 456 (Chico de Paula).
Centro Cultural e Esportivo M. Nascimento – Av. Jovino de Melo s/nº x Rua João Fraccaroli (Bom Retiro).
Centro Cultural da Zona Noroeste (Sambódromo) – Av. Afonso Schmidt s/nº (Areia Branca).
Policlínica do Rádio Clube – Av. Hugo Maia s/nº.
CEU das Artes – Praça da Paz Universal s/nº (Castelo).
Instituto Arte no Dique – Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.349 (Rádio Clube)
Policlínica São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/nº.
Policlínica Piratininga – Praça João de Moraes Chaves s/nº

Continua depois da publicidade

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software