X

Santos

Biometria nos ônibus já detecta uso irregular de cartão escolar e de deficiente

O balanço da Viação Piracicabana, mostra que, entre 30 de julho e quarta-feira (18), o sistema de reconhecimento facial fez 92.757 verificações de cartão escolar

Da Reportagem

Publicado em 17/08/2018 às 17:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O balanço da Viação Piracicabana, mostra que, entre 30 de julho e quarta-feira (18), o sistema de reconhecimento facial fez 92.757 verificações de cartão escolar / Raimundo Rosa/PMS

Em quinze dias de funcionamento do sistema de reconhecimento facial nas linhas municipais de transporte coletivo, foram confirmados 1.783 casos de irregularidades no uso da carteirinha de estudante (assegura ao titular desconto de 50% sobre a tarifa) e outras 22 referentes ao cartão de pessoas deficientes (têm isenção total no valor da passagem).

O balanço da Viação Piracicabana, permissionária do serviço municipal, mostra que, entre 30 de julho e quarta-feira (18), o sistema de reconhecimento facial fez 92.757 verificações de cartão escolar. As que apresentaram divergências entre as imagens do usuário captadas no ato da passagem pela catraca e aquelas arquivadas na central de processamento de dados da empresa foram enviadas para auditoria. Do total, 1.783 casos foram confirmados como irregulares. Os titulares dessas carteirinhas estão sendo chamados para assinar advertência pela irregularidade (uso por outra pessoa que não o titular do cartão). Há, ainda, 14.831 casos em processo de análise.

Em relação a passageiros com necessidades especiais, houve 41.211 verificações pelo sistema de biometria e, além das 22 já comprovadamente irregulares, outras 7.441 ainda estão sob auditoria.

ADVERTÊNCIA

Nos casos com confirmação de fraude, o titular do cartão já está recebendo mensagem no validador do ônibus e também por e-mail para comparecer a uma das lojas da permissionária em um prazo de sete dias. No estabelecimento, o usuário deverá assinar advertência e também são reforçadas as informações sobre o uso do cartão, que é para uso exclusivo do titular beneficiado, ou seja, intransferível.

Se o cartão for novamente utilizado de forma indevida, será bloqueado. O mesmo ocorrerá se o titular não comparecer a uma das lojas para receber a advertência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter