X

Santos

Bicho-preguiça e gambás são soltos na natureza após tratamento veterinário no Orquidário

Elas foram soltas em uma área verde próxima ao Seminário Diocesano São José

Da Reportagem

Publicado em 23/03/2022 às 13:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bicho-preguiça e gambás são soltos na natureza após tratamento veterinário no Orquidário / Divulgação/ Prefeitura de Santos

O Morro da Nova Cintra recebeu três novas moradoras na tarde desta terça-feira (22): duas gambás, uma jovem e outra adulta, e uma bicho-preguiça também adulta. A soltura em habitat natural foi realizada após os animais, que foram resgatados em diferentes regiões da Cidade, passarem pelo hospital veterinário do Orquidário Municipal para avaliação e tratamento. 

A gambá jovem foi resgatada na última segunda-feira (22) pela Guarda Civil Municipal (GCM), na região do Parque Roberto Mário Santini, no José Menino. Já a adulta foi trazida pela própria equipe do Orquidário há dez dias, após a encontrarem sobre o portão de uma casa no Gonzaga.

Os animais foram encaminhados ao parque por estarem em locais urbanos, considerados inapropriados para a sobrevivência. Segundo a equipe veterinária do equipamento, as gambás foram avaliadas e apresentaram perfeitas condições de saúde, por isso ficaram apenas abrigadas no Orquidário até o momento da soltura. Já a preguiça, que foi resgatada na região dos Morros na semana passada, foi diagnosticada com infestação de carrapatos e por isso passou cinco dias em tratamento.

Nesta terça-feira, as três foram levadas ao Morro da Nova Cintra por equipes do Orquidário e da GCM. Elas foram soltas em uma área verde próxima ao Seminário Diocesano São José.

INTEGRAÇÃO

"O trabalho no Orquidário tem essa função integrativa entre a fauna que existe em Santos, o meio urbano e o natural. A gente recebe essa fauna quando, por algum motivo, ela foi prejudicada nesse contato com o meio urbano, readapta e solta nas áreas verdes da Cidade", explicou o médico veterinário José Heitzmant Fontenelle, que atua no Orquidário.

O profissional frisa que o atendimento realizado aos animais silvestres não deve ser confundido com atendimento veterinário. "Nós atendemos apenas a animais que foram resgatados de vida livre. Animais silvestres que são criados por humanos, mesmo que com licença, não se encaixam". 

Fontenelle ainda alerta para o fato de que a criação de espécies silvestres como animais de estimação é extremamente complexa. "Animais silvestres demandam muito tempo, atenção, estudo Não são animais que se adaptam às condições humanas, é o humano que precisa se adaptar às condições destes animais. Então é preciso muito conhecimento para tê-los em convívio".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ele também reforça que a criação de animais silvestres pode incentivar o tráfico e maus tratos dessas espécies. "O vizinho vê que você tem e pensa 'que legal, também quero!'. Ele pesquisa, vê que é caro e arruma alguém que venda mais barato. Geralmente esses são os vendedores ilegais, pessoas que, muitas vezes, armazenam esses animais em condições inadequadas e cometem até mesmo maus tratos".

ATENDIMENTO

O hospital veterinário do Orquidário atende animais silvestres trazidos pela própria equipe, Polícia Ambiental, GCM, entre outros órgãos que realizam o resgate dessas espécies. É aconselhável que munícipes não manuseiem animais silvestres, tanto para a segurança do animal quanto do morador. O correto é acionar órgãos competentes para o resgate.

Além do atendimento aos animais de soltura imediata, como são chamados aqueles que são cuidados e soltos novamente na natureza, o órgão também cuida da saúde dos cerca de 450 animais que vivem no parque, sejam soltos ou abrigados em recintos visitáveis pelo público.

São procedimentos de medicina preventiva e atendimentos a problemas que possam surgir ao longo do tempo, como traumas provenientes de quedas e brigas ou parasitoses, situações comuns em zoológicos e demais unidades que abrigam animais.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter