10 de Setembro de 2024 • 08:26
Cotidiano
O projeto 'Roda de Histórias' tem edição especial nesta quarta-feira (11) em parceria com a biblioteca comunitária 'Conto de Fadas Periférico'; toda programação é gratuita
Biblioteca na Zona Noroeste, em Santos, oferece atividades variadas em maio / Foto: Prefeitura de Santos
O mês de maio chegou com diversas atividades ao público na Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), que fica na Praça da Paz Universal, Castelo, na Zona Noroeste de Santos. Entre os destaques estão a ampliação de horários das aulas de xadrez, oficina de fuxico, edição especial do Projeto Roda de Histórias, além das atividades literárias. Toda programação é gratuita.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Para quem tem interesse em aprender as técnicas do clássico jogo de tabuleiro, o 'Plantão de Xadrez' ampliou sua grade horária. As aulas, ministradas voluntariamente pelos professores Iago Gomes de Moura e Alex Santos Padovezi, ocorrem agora às segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h, e às terças-feiras, das 13h às 16h.
O projeto 'Roda de Histórias' tem edição especial nesta quarta-feira (11) em parceria com a biblioteca comunitária 'Conto de Fadas Periférico', que desenvolve um projeto social de incentivo à leitura, cultura e educação antirracista. O grupo realizará contação de histórias para os alunos do Escola Total às 14h.
Escolas e instituições interessadas em participar do 'Roda de Histórias' podem entrar em contato para agendamento, via redes sociais do equipamento (Instagram: @ceudasarteszn e Facebook: Ceu Santos). O projeto, para crianças de 6 a 11 anos, acontece às quartas-feiras, às 14h.
A reunião do projeto 'Encontros', que visa a acolhida de pessoas com deficiências, está programada para dois dias: 13 e 27, das 14h às 16h. A atividade é uma parceria com professoras e alunos da Unifesp e propõe debates e práticas culturais.
MAIS OFICINAS
Outro destaque é a oficina de fuxico, em parceria com o Nuclim – Núcleo de Lideranças das Mulheres. As aulas tiveram início no começo do mês e podem ser realizadas ainda nos próximos dias 16, 18 e 30 de maio, das 14h às 16h. A oficina, dirigida a mulheres, é ministrada pelas artesãs Diná Lisboa e Solange Aparecida. Não é necessário realizar inscrição.
No dia 20, entre 19h e 21h, a biblioteca promove mais uma edição do 'Conhecendo Meus Direitos', que visa elucidar as legislações, principalmente aquelas voltadas à área da cultura.
O 'Clube de Leitura' se reúne no dia 30, das 19h às 21h, para debater 'O Assassinato do Anão...', de Plínio Marcos, autor homenageado do mês. A mediação será realizada pela atriz e poetisa Elis Alonso e pelo ator João Pedro Silva.
ATIVIDADES PERMANENTES
A biblioteca também segue com o projeto 'Varal Solidário', que tem o objetivo de criar um espaço onde as pessoas possam doar e receber roupas, sapatos e acessórios de vestimenta. Com apoio do Núcleo de Lideranças de Mulheres da Zona Noroeste (Nuclim), o varal fica em exposição durante o horário de funcionamento do equipamento, de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30.
Quem quiser realizar empréstimos de livros pode comparecer das 10h às 15h30. O munícipe deve estar no local com RG e comprovante de residência, para fazer a carteirinha e retirar o manual do usuário. Menores de 13 anos devem ir acompanhados por um responsável.
O equipamento conta ainda com um estande da ação 'Adote um livro', que funciona das 10h às 16h, realizado pelo 'Leia Santos', que visa incentivar a leitura através da doação de obras literárias e gibis.
Cotidiano
Campo magnético que protege o Brasil de efeitos solares está falhando, examina NASA
Confira as regiões do Brasil que, segundo a NASA, terão calor fatal
Brasil buscará fundo para florestas e limite de 1,5°C para aquecimento global
Diário Mais
A Rodovia Cônego Domênico Rangoni é uma alternativa eficaz ao transporte aquaviário
Diário Mais
Maria era uma mulher que viveu por volta do ano 1900 no bairro do Paquetá, em Santos