Cotidiano

Biblioteca na Zona Noroeste, em Santos, oferece atividades variadas em maio

O projeto 'Roda de Histórias' tem edição especial nesta quarta-feira (11) em parceria com a biblioteca comunitária 'Conto de Fadas Periférico'; toda programação é gratuita

Da Reportagem

Publicado em 10/05/2022 às 09:01

Atualizado em 10/05/2022 às 09:05

Compartilhe:

Biblioteca na Zona Noroeste, em Santos, oferece atividades variadas em maio / Foto: Prefeitura de Santos

O mês de maio chegou com diversas atividades ao público na Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), que fica na Praça da Paz Universal, Castelo, na Zona Noroeste de Santos. Entre os destaques estão a ampliação de horários das aulas de xadrez, oficina de fuxico, edição especial do Projeto Roda de Histórias, além das atividades literárias. Toda programação é gratuita. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para quem tem interesse em aprender as técnicas do clássico jogo de tabuleiro, o 'Plantão de Xadrez' ampliou sua grade horária. As aulas, ministradas voluntariamente pelos professores Iago Gomes de Moura e Alex Santos Padovezi, ocorrem agora às segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h, e às terças-feiras, das 13h às 16h.  

O projeto 'Roda de Histórias' tem edição especial nesta quarta-feira (11) em parceria com a biblioteca comunitária 'Conto de Fadas Periférico', que desenvolve um projeto social de incentivo à leitura, cultura e educação antirracista. O grupo realizará contação de histórias para os alunos do Escola Total às 14h. 

Escolas e instituições interessadas em participar do 'Roda de Histórias' podem entrar em contato para agendamento, via redes sociais do equipamento (Instagram: @ceudasarteszn e Facebook: Ceu Santos). O projeto, para crianças de 6 a 11 anos, acontece às quartas-feiras, às 14h.

A reunião do projeto 'Encontros', que visa a acolhida de pessoas com deficiências, está programada para dois dias: 13 e 27, das 14h às 16h. A atividade é uma parceria com professoras e alunos da Unifesp e propõe debates e práticas culturais.

MAIS OFICINAS

Outro destaque é a oficina de fuxico, em parceria com o Nuclim – Núcleo de Lideranças das Mulheres. As aulas tiveram início no começo do mês e podem ser realizadas ainda nos próximos dias 16, 18 e 30 de maio, das 14h às 16h. A oficina, dirigida a mulheres, é ministrada pelas artesãs Diná Lisboa e Solange Aparecida. Não é necessário realizar inscrição. 

No dia 20, entre 19h e 21h, a biblioteca promove mais uma edição do 'Conhecendo Meus Direitos', que visa elucidar as legislações, principalmente aquelas voltadas à área da cultura. 

O 'Clube de Leitura' se reúne no dia 30, das 19h às 21h, para debater 'O Assassinato do Anão...', de Plínio Marcos, autor homenageado do mês. A mediação será realizada pela atriz e poetisa Elis Alonso e pelo ator João Pedro Silva.

ATIVIDADES PERMANENTES

A biblioteca também segue com o projeto 'Varal Solidário', que tem o objetivo de criar um espaço onde as pessoas possam doar e receber roupas, sapatos e acessórios de vestimenta. Com apoio do Núcleo de Lideranças de Mulheres da Zona Noroeste (Nuclim), o varal fica em exposição durante o horário de funcionamento do equipamento, de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30. 

Quem quiser realizar empréstimos de livros pode comparecer das 10h às 15h30. O munícipe deve estar no local com RG e comprovante de residência, para fazer a carteirinha e retirar o manual do usuário. Menores de 13 anos devem ir acompanhados por um responsável.

O equipamento conta ainda com um estande da ação 'Adote um livro', que funciona das 10h às 16h, realizado pelo 'Leia Santos', que visa incentivar a leitura através da doação de obras literárias e gibis.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a estrada construída para desafogar a balsa no litoral de SP

A Rodovia Cônego Domênico Rangoni é uma alternativa eficaz ao transporte aquaviário

Diário Mais

No litoral de SP, ela engravidou de um sacerdote e, depois, se tornou um fantasma

Maria era uma mulher que viveu por volta do ano 1900 no bairro do Paquetá, em Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter