Benefícios alcançam milhares de usuários do transporte público

Além dos idosos, outros segmentos da população são alcançados com benefícios na utilização do serviço na Cidade. Crianças menores de cinco anos e deficientes também gozam de gratuidade.

Comentar
Compartilhar
15 ABR 2018Por Da Reportagem16h20
Para pessoas com deficiência, é expedida permissão para viagem gratuita.Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Ao longo do ano passado, as 40 linhas municipais de transporte coletivo somaram mais de 15 milhões de embarques de pessoas com direito à gratuidade ou redução da tarifa, hoje fixada em R$ 4,05. A maior parcela, 11,4 milhões, é de idosos com 65 anos ou mais que não pagam para utilizar o serviço.

Para tanto, ao ingressar no ônibus precisam apresentar documento de identidade ou a carteirinha especial emitida pela CET-Santos para facilitar a identificação por parte do motorista.

Além dos idosos, outros segmentos da população são alcançados com benefícios na utilização do serviço na Cidade. Crianças menores de cinco anos e deficientes também gozam de gratuidade.

Para pessoas com deficiência, é expedida permissão para viagem gratuita, com validade de dois a cinco anos. A isenção é extensiva a acompanhantes, no caso daquelas que não se locomovem sozinhas. Em 2017, foram 1.455.291 embarques de passageiros com esse benefício. 

Já estudantes matriculados em cursos regulares podem requerer 50% de desconto sobre o valor integral da tarifa. Atualmente, há 12 mil escolares cadastrados que usufruem da redução.

SAIBA COMO REQUERER

Carteirinha Especial (gratuidade para maiores de 65 anos)

No guichê da CET-Santos – posto do Poupatempo (Rua João Pessoa, 246 a 266 – Centro), de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 13h. Levar documento de identificação atualizado (original e cópia) e uma foto 3x4 recente.

Permissão para pessoas com deficiência (gratuidade)

 Levar à CET, original e cópia do laudo médico (validade: 3 meses da sua expedição), uma foto 3x4 recente, RG e CPF (originais e cópia), além de comprovante de residência em Santos atualizado. Os portadores de necessidades especiais devem passar por perícia médica na companhia, agendando consulta pelo telefone 3233-3236.

Cartão Escolar (50% de desconto) 

A solicitação pode ser nas lojas da Piracicabana ou pelo site escolar.piracicabana.com.br. Os endereços e horários de atendimentos estão disponíveis em www.santosonibus.com.br/cartao-transporte/lojas. Documentação: xerox do RG, CPF, cópia do comprovante de residência (últimos seis meses) em nome do aluno ou pais/responsáveis, foto 3x4 colorida com fundo branco e declaração original da escola ou universidade (com horários e dias de aula). Para dúvidas ou informações, acessar www.santosonibus.com.br ou entrar em contato na Central de Atendimento ao Passageiro, pelo telefone 0800 - 771 77 778.

Colunas

Contraponto