Santos

Benefícios alcançam milhares de usuários do transporte público

Além dos idosos, outros segmentos da população são alcançados com benefícios na utilização do serviço na Cidade. Crianças menores de cinco anos e deficientes também gozam de gratuidade.

Da Reportagem

Publicado em 15/04/2018 às 16:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para pessoas com deficiência, é expedida permissão para viagem gratuita. / Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

Ao longo do ano passado, as 40 linhas municipais de transporte coletivo somaram mais de 15 milhões de embarques de pessoas com direito à gratuidade ou redução da tarifa, hoje fixada em R$ 4,05. A maior parcela, 11,4 milhões, é de idosos com 65 anos ou mais que não pagam para utilizar o serviço.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para tanto, ao ingressar no ônibus precisam apresentar documento de identidade ou a carteirinha especial emitida pela CET-Santos para facilitar a identificação por parte do motorista.

Continua depois da publicidade

Além dos idosos, outros segmentos da população são alcançados com benefícios na utilização do serviço na Cidade. Crianças menores de cinco anos e deficientes também gozam de gratuidade.

Para pessoas com deficiência, é expedida permissão para viagem gratuita, com validade de dois a cinco anos. A isenção é extensiva a acompanhantes, no caso daquelas que não se locomovem sozinhas. Em 2017, foram 1.455.291 embarques de passageiros com esse benefício. 

Continua depois da publicidade

Já estudantes matriculados em cursos regulares podem requerer 50% de desconto sobre o valor integral da tarifa. Atualmente, há 12 mil escolares cadastrados que usufruem da redução.

SAIBA COMO REQUERER

Carteirinha Especial (gratuidade para maiores de 65 anos)

Continua depois da publicidade

No guichê da CET-Santos – posto do Poupatempo (Rua João Pessoa, 246 a 266 – Centro), de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 13h. Levar documento de identificação atualizado (original e cópia) e uma foto 3x4 recente.

Permissão para pessoas com deficiência (gratuidade)

 Levar à CET, original e cópia do laudo médico (validade: 3 meses da sua expedição), uma foto 3x4 recente, RG e CPF (originais e cópia), além de comprovante de residência em Santos atualizado. Os portadores de necessidades especiais devem passar por perícia médica na companhia, agendando consulta pelo telefone 3233-3236.

Continua depois da publicidade

Cartão Escolar (50% de desconto) 

A solicitação pode ser nas lojas da Piracicabana ou pelo site escolar.piracicabana.com.br. Os endereços e horários de atendimentos estão disponíveis em www.santosonibus.com.br/cartao-transporte/lojas. Documentação: xerox do RG, CPF, cópia do comprovante de residência (últimos seis meses) em nome do aluno ou pais/responsáveis, foto 3x4 colorida com fundo branco e declaração original da escola ou universidade (com horários e dias de aula). Para dúvidas ou informações, acessar www.santosonibus.com.br ou entrar em contato na Central de Atendimento ao Passageiro, pelo telefone 0800 - 771 77 778.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software