Santos

Baixada Santista realizará pesquisa sobre como coronavírus se propaga na Região

Estudo será feito entre o fim de abril e a primeira quinzena de junho pelas autoridades da saúde

Da Reportagem

Publicado em 29/04/2020 às 16:40

Atualizado em 29/04/2020 às 17:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Coletiva de imprensa para apresentar a pesquisa foi realizada na manhã desta quarta-feira, em Santos / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Todas as nove cidades da Baixada Santista participarão de uma pesquisa para identificar a propagação do coronavírus na Região. O estudo será feito entre abril e junho através da Fundação Parque Tecnológico de Santos, DRS-4 (Departamento Regional de Saúde) e universidades de todos os municípios. A pesquisa terá diferentes fases, onde serão aplicados cerca de 10 mil testes rápidos que detectam o desenvolvimento de anticorpos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A pesquisa será dividida em quatro etapas. Além dos testes rápidos, os participantes da pesquisa devem responder a um questionário. Para evitar golpes, todos os técnicos estarão identificados com crachás e EPI (Equipamento de Proteção Individual). 

Continua depois da publicidade

O estudo será iniciado a partir de coletas de amostras de 10 mil moradores da Baixada Santista a partir de testes rápidos, cujos resultados saem em cerca de 15 minutos, e que detectam o desenvolvimento de anticorpos, presentes no organismo a partir do quinto dia da infecção pela doença. Com os resultados em mãos, os pesquisadores poderão ter dados mais precisos para estudar como o coronavírus está se propagando entre as cidades caiçaras. As pessoas que farão os testes serão sorteadas.

As secretarias de saúde das nove cidades já iniciaram os procedimentos e começaram a orientar para que a população abordada participe da análise. “É muito importante que os munícipes selecionados façam os testes, pois o resultado da pesquisa irá contribuir para planejar ações de combate ao covid-19, intensificando os cuidados com a saúde e outras questões que envolvem a pandemia, como isolamento social e economia”, explicou o secretário de saúde de Bertioga.

Continua depois da publicidade

Dentre os vários fatores que serão estudados e analisados a partir desta pesquisa está a possível retomada do comércio. De acordo com as autoridades envolvidas no projeto, caso o nível de pessoas com anticorpos for bom, a flexibilização poderá se dar maneira maior. Em contrapartida, um resultado negativo poderá significar um freio em certas atividades que estão sendo liberadas atualmente por alguns municípios e que já foram barradas pela Justiça em alguns casos.

 

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software