X

Santos

Avenidas da Zona Noroeste de Santos terão faixas para circulação de ônibus

Nos três primeiros dias, as faixas estarão em período de testes e orientação aos motoristas

Da Reportagem

Publicado em 27/02/2021 às 19:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Todas vão operar 24h / Anderson Bianchi/PMS

A partir de segunda-feira (1º), passarão a funcionar faixas preferenciais e exclusivas para a circulação de ônibus municipais e intermunicipais nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes. Todas vão operar 24h.

Nos três primeiros dias, as faixas estarão em período de testes e orientação aos motoristas. A fiscalização efetiva ocorrerá a partir da quinta-feira (4).

A implantação desses espaços viários faz parte das obras e intervenções para melhoria da mobilidade urbana da Nova Entrada de Santos, realizadas pela Prefeitura. A medida se insere na política de incentivo ao uso do transporte coletivo e visa dar maior agilidade nos deslocamentos feitos em ônibus.

DOIS TIPOS

A Av. N. Sra. de Fátima (sentido São Vicente/Santos) terá faixa preferencial no trecho entre as ruas Haroldo de Camargo e a Rua Júlia Ferreira de Carvalho. Já a partir dessa via, ainda no mesmo sentido da avenida, até a Rua Itanhaém, funcionará faixa exclusiva para os coletivos.

O mesmo ocorrerá (faixa exclusiva) no sentido oposto da N. Sra. de Fátima (Santos/São Vicente), no trecho entre as ruas Itanhaém e Haroldo de Camargo.

Já na Avenida Martins Fontes, em seus dois sentidos, no trecho entre a N. Sra. de Fátima e a Praça Rui de Lugo Viña, serão ativadas faixas exclusivas.

Em faixas exclusivas, os demais veículos são proibidos de circular e estacionar, ficando o espaço livre para os coletivos. Nas preferenciais, vale a proibição de estacionamento para os outros veículos, que podem, contudo, compartilhar a circulação com os ônibus, desde que deem a prioridade ao transporte de massa.

PRIORIDADE

"A Lei Federal de Mobilidade Urbana é pautada pela prioridade do transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado, além do incentivo à dedicação de espaço nas vias públicas para os ônibus. Por isso, a Cidade contará com mais faixas de transporte coletivo para reduzir o tempo de viagem dos passageiros", diz o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves.

Nos últimos anos, faixas para ônibus foram implantadas em outras importantes vias do Município: exclusivas - Rua João Pessoa e Av. Ana Costa; preferenciais - Av. Conselheiro Nébias e Av. Bernardino de Campos (canal 2).

Na João Pessoa, o funcionamento é 24h e nas demais há horários diferenciados, de acordo com a sinalização existente, considerando o período de pico do trânsito em cada sentido.

A partir da adoção da medida nesses locais, houve redução da ordem de 30% do tempo gasto pelos coletivos para percorrer o trecho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter