Santos

Avenida Perimetral de Santos fica mais colorida

Grafiteiros da cena santista estão levando arte para a acinzentada zona portuária. O projeto chama-se 'mural da perimetral'.

Vanessa Pimentel

Publicado em 27/10/2019 às 09:15

Atualizado em 28/10/2019 às 11:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ação foi contemplada e recebeu verba do Fundo Municipalde Assistência à Cultura (Facult). / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Continua depois da publicidade

O Complexo Portuário de Santos, tão acostumado a ser cinza, está ficando colorido. Isso porque um dos muros da Avenida Perimetral está sendo cuidado pelas mãos de sete artistas da cena do grafite santista: Bomfim, AmorOdio, Hugo, Colante, Fixxa e a dupla Shesko & Sirius.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto 'Mural da Perimetral' nasceu em março de 2018, quando os grafiteiros tiveram a ideia de juntar em um só local a arte de quem representa o grafite em Santos.

Continua depois da publicidade

A ação foi contemplada pelo Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes e recebeu verba do Fundo Municipal de Assistência à Cultura (Facult).

O muro escolhido foi em local estratégico: é bem próximo ao ponto de embarque das catraias e da região do Mercado Municipal, ou seja, é passagem de muita gente que, a partir de agora, será surpreendida com arte pelo caminho.

Continua depois da publicidade

A previsão é que o mural seja concluído hoje (27). Todo o processo de criação está sendo documentado pelo fotógrafo santista Tom Leal.

Depois, as imagens e vídeos captados serão mostrados em uma exposição ainda sem data definida.

Além do mural, os grafiteiros irão oferecer, em novembro, uma oficina para jovens a partir de 16 anos, na Vila Criativa da Vila Nova.

Continua depois da publicidade

"Ainda vamos divulgar, mas será em um sábado. Eles vão aprender a fazer lambe-lambe, murais, um pouco do universo do grafite", explica Thiago Viana, o AmorOdio.

Quem quiser acompanhar, pode acessar a página no Instagram: @muraldaperimetral. Toda a ação tem o apoio da Codesp e da Guarda Portuária.  

SUPREENDIDOS

Continua depois da publicidade

Os artistas chegaram para montar o andaime meio assustados. O motivo? Muitas coisas que ouviram falar sobre a Vila Nova, um dos bairros mais pobres do município.

"Falaram que era muito perigoso fazer nosso projeto aqui por causa dos assaltos, que seríamos surpreendidos por ladrões", conta Érico Bomfim.

E eles foram mesmo surpreendidos - não pela violência, mas por sorrisos e olhares curiosos de quem, há tempos, não via cores nem atenção despendida ao esquecido bairro portuário.

Continua depois da publicidade

"O pessoal foi muito receptivo. Os caminhoneiros também têm sido simpáticos, passam acenando e buzinado. É muito gratificante mexer com o cotidiano deles assim", declara Thiago.

E o impacto da intervenção artística tem sido tão positivo, que um dos moradores descolou uma oportunidade de trabalho. É o João Roque, um senhor que se ofereceu para vigiar o andaime e as pinturas durante a madrugada. Outro rapaz, que é catador, passa todo dia para levar embora os resíduos gerados durante a produção dos grafites.

Continua depois da publicidade

O morador João Roque está vigiando os andaimes durante a madrugada. (Crédito: Tom Leal).

"Esse é o poder da arte! Sem planejar, devolvemos um pouco da cidadania que eles perderam", observa amorOdio.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software