X

Santos

Associação Comercial de Santos bate recorde em emissão de certificados

Foram emitidos 6.452 documentos, contra 6.301 documentos expedidos em outubro do ano passado

Da Reportagem

Publicado em 01/06/2020 às 18:21

Atualizado em 01/06/2020 às 18:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

A Associação Comercial de Santos (ACS) bateu, em maio, o recorde de emissão de certificados de origem  para os tipos Mercosul/Aladi/Comum. Em um mês, foram emitidos 6.452 documentos. O número ultrapassa os 6.301 documentos expedidos em outubro do ano passado, considerado até então o mês com mais emissões.

De acordo com Ricardo Melo, supervisor do Certificado de Origem da ACS, o que levou a entidade ao recorde foram as tecnologias implantadas nos últimos anos para agilizar a emissão do certificado. "O crescimento é reflexo da otimização das políticas para o mercado de certificação digital, da modernização e da maior visibilidade alcançada pela tecnologia, que passou a ser utilizada em uma série de novas aplicações".

Segundo Melo, esse novo recorde aconteceu em razão do intenso movimento de exportação de carne bovina. De janeiro a maio, a ACS já emitiu 39.531 certificados nos modelos Mercosul/Aladi/Comum e da Organização Internacional de de Café (OIC). Só no mês de maio, foram emitidos 8417.

Para o presidente da ACS,  Mauro Sammarco,  esse recorde tem que ser comemorado: "Além da prestação de um serviço fundamental para o comércio exterior, o número reforça a credibilidade da Associação Comercial de Santos". 

Sammarco também lembrou o crescimento do serviço de emissão de certificado digital pela Associação Comercial, que envolve desde o atendimento presencial ao em domicílio e, principalmente on line.  

O que é certificado de origem

O Certificado de Origem é um documento legal que comprova ao país comprador a procedência do produto adquirido. O modelo varia de acordo com o artigo negociado e com o bloco econômico de que cada nação importadora faz parte.

A ACS emite esse documento para mercadorias que são exportadas pelo Brasil para todos os países.

As empresas podem solicitar o documento pela internet e o certificado impresso e assinado digitalmente é válido para os produtos exportados para Argentina e Uruguai.

"Para os demais países, ainda é obrigatória a emissão física, mas mesmo assim a solicitação pode ser feita on-line, o que agiliza o processo", explica Melo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

LIBERTADORES 2024

Pela Libertadores, Palmeiras vence Del Valle por 3 a 2

Ideia inicial de Abel Ferreira foi colocar um time bastante defensivo para anular a pressão inicial do Del Valle

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter