Santos

Artista de 'O Peixe' apresenta melhora após iniciar tratamento para AVC

A equipe médica prepara Rica Mota para uma possível alta hospitalar na próxima semana; familiares discordam e não devem autorizar a saída do artista

Giovanna Camiotto

Publicado em 02/10/2025 às 17:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Rica Mota posa para foto na praia de Santos, antes de sofrer o AVC / Arquivo Pessoal

Continua depois da publicidade

Familiares de Rica Mota, o artista por trás da escultura "O Peixe", afirmam que ele apresenta melhora clínica nesta semana, após iniciar tratamento e realizar um procedimento médico. Ele luta pela vida desde o fim de agosto, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nesta quinta-feira (2), a equipe médica realizou a troca da traqueostomia para uma de metal, procedimento considerado simples e que faz parte da preparação para uma possível alta hospitalar na próxima semana. Apesar disso, a família não pretende autorizar a saída sem a definição de uma clínica adequada para recebê-lo. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estado de saúde de Rica Mota preocupa após novas intercorrências

• Artista de 'O Peixe' passa por procedimentos médicos após AVC, diz família

• Rica Mota, artista que criou 'O Peixe', escultura na entrada de Santos, luta pela vida

“Não vou assinar alta  nenhuma enquanto não arranjarem uma clínica que aceite ele nas condições em que vai sair”, declarou uma parente. Segundo o relato, Rica ainda necessita de aspirações para retirada de secreções, embora em menor quantidade.

Num geral, o quadro clínico de Mota evolui positivamente com uso de anticoagulante. Uma sonda gástrica foi colocada sem complicações e seu aspecto físico também apresenta melhoras. Questionado sobre dores, o artista negou sentir incômodos.

Continua depois da publicidade

Apoio ao artista

Rica Mota sofreu um AVC no último dia 24 de agosto. Ele ficou 27 dias internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), depois foi para a semi-intensiva e agora está no quarto. Está com o lado direito paralisado e requer cuidados contínuos.

Para garantir seu bem-estar, amigos e familiares criaram a campanha “Ajuda Rica, pai do Peixe de Santos” para custear uma cuidadora no hospital. A mobilização precisa continuar após o artista receber alta hospitalar.

@diariodolitoral

Você conhece “O Peixe” de Santos? Inaugurado em 1999, o monumento de 25m e 45 toneladas recebe quem chega à cidade. Criado pelo artista santista Ricardo Campos Mota, ele representa a ligação de Santos com o mar, o Porto e o orgulho pelo Santos Futebol Clube. Hoje, é um dos símbolos mais icônicos da cidade. Ao voltar de viagem, quem nunca viu “O Peixe” na entrada de Santos e pensou: Agora sim, tô em casa! Drone DL #peixe #Santoscity #baixadasantista

Continua depois da publicidade

som original - Diário do Litoral

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software