12 de Setembro de 2024 • 23:54
Muretas na Cidade vai colorir a orla de Santos / Divulgação/ PMS
A primavera está chegando. Para marcar o início da estação mais colorida do ano, será lançada nesta quinta-feira (22), às 18h, na Concha Acústica (praia do Gonzaga), a 4ª edição do 'Muretas na Cidade'.
O projeto, que levará muita arte à orla de Santos, é uma realização da Secretaria de Cultura (Secult), da Prefeitura, em parceria com o cenógrafo e designer Mauriomar Cid.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Realizado pela primeira vez em 2015, a iniciativa apresentará neste ano o trabalho de 12 artistas, os quais foram convidados a customizar esculturas que têm o mesmo formato de um dos mais famosos ícones da Cidade.
Também haverá duas esculturas com a palavra 'Santos', com a figura da mureta embutida na letra O.
Inspirado no projeto 'CowParade' - em que esculturas de vaca em fibra de vidro, em tamanho natural, foram transformadas em inusitadas telas tridimensionais - o 'Muretas na Cidade' traz a mesma proposta inovadora: cor, beleza, experiência, linguagem e emoção.
INCLUSÃO
"Eu me identifiquei com o ideal de oferecer arte a céu aberto, democratizando o acesso e promovendo inclusão cultural. Logo imaginei os jardins da praia de Santos como cenário perfeito para uma galeria de arte para todos", comentou Cid, o idealizador da proposta.
Ao longo das outras edições, cerca de 50 artistas já mostraram sua arte, de ilustradores a grafiteiros, passando também por tatuadores e arquitetos. "Cada artista é convidado a criar de forma totalmente livre, para fortalecer e valorizar o símbolo tão popular da Cidade", explica Cid.
ONDE FICAM?
As obras estão divididas em grupos, de acordo com suas características. As duas com a palavra 'Santos', confeccionadas em fibra de vidro, estão posicionadas ao lado do Parque Roberto Mário Santini (emissário submarino, José Menino) e no jardim em frente à Avenida Bartolomeu de Gusmão, 122 (Aparecida). Elas foram customizadas, respectivamente, por Siríus e Shesko.
Já as esculturas em forma de mureta estão nos jardins em frente ao número 130 da Avenida Presidente Wilson (Afonso e Ivy), no trecho dos quiosques do canal 2 (Katia Costa Curta) e diante do número 33 (Mary Ant).
Na direção do número 65 da Avenida Vicente de Carvalho fica a obra de Monica Figo. Na mesma avenida, em frente ao nº 41, está a arte de Luciana Futuro.
A Avenida Bartolomeu de Gusmão recebe outras quatro muretas: em frente ao número 19 (Ana Akaui), na direção do número 41 (Giba), em frente ao número 68 (Fábio Cid) e próximo à Fonte do Sapo (Michely Araújo). Na praça do Aquário, a mureta foi estilizada por Mauricio Urso.
MISTURA
"A arte urbana vem se fortalecendo a cada ano em Santos. A mistura de artistas mais experientes com jovens talentos traz um resultado único, que, certamente, vai mais uma vez encher os olhos de santistas e turistas", afirmou o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal.
Cotidiano
A instituição tem uma política que apoia as minorias
Diário Mais
A empresa recomenda algumas dicas para isso ser evitado