Santos

Aquário de Santos inicia reconstrução de passarelas metálicas

As obras fazem parte de uma intervenção de R$ 1,078 milhão

Luna Almeida

Publicado em 18/07/2025 às 22:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A estrutura das passarelas está sendo desmontada de forma isolada / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

As antigas passarelas metálicas que interligavam os dois prédios do Aquário Municipal de Santos começaram a ser demolidas esta semana. O objetivo é reconstruir as estruturas com melhorias funcionais, visando segurança, modernização e eficiência nos acessos técnicos e administrativos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As obras fazem parte de uma intervenção de R$ 1,078 milhão, com recursos da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), e têm impacto direto na visitação pública, que está temporariamente suspensa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mega Bazar agita Praça do Aquário com lazer, música e solidariedade

• Aquário do Litoral de São Paulo celebra 80 anos com festa gratuita neste sábado

• Maior aquário de água doce do mundo está no Brasil e impressiona

Obras iniciadas com segurança para os animais

Antes de dar início à demolição, os pinguins foram transferidos para uma área mais afastada. A estrutura das passarelas está sendo desmontada de forma isolada, com tapumes ao redor, preservando o bem-estar dos animais marinhos.

Cobertura, escoramento e forro de madeira já foram removidos, assim como os brises da fachada lateral, que serão substituídos por novas peças para controle da incidência solar.

Continua depois da publicidade

Como serão as novas passarelas

Duas passarelas serão construídas com estruturas metálicas modernas. A principal terá dois pavimentos: no térreo, acesso ao recinto dos pinguins; no andar superior, caminho até a área técnica destinada ao tratamento e alimentação dos animais. Essa passarela terá 14 metros de extensão e 2,40 metros de largura por pavimento.

Já a passarela secundária será usada para serviços administrativos. Terá 12 metros de extensão e mesma largura. Ambas as estruturas terão fundações em aço galvanizado, piso de painel wall com encaixe, guarda-corpos e cobertura de policarbonato alveolar incolor. 

A reforma inclui ainda a modernização das instalações elétricas, substituição de luminárias, eletrodutos e brises.

Continua depois da publicidade

Etapas e investimento da obra

O planejamento teve início em abril de 2024, com vistorias técnicas e elaboração do projeto. Após captação de recursos em junho e preparação do edital de licitação em julho, a concorrência foi publicada oficialmente em outubro.

A abertura das propostas aconteceu em 12 de dezembro e a homologação da empresa responsável, em 28 de abril de 2025. A execução da obra está a cargo da Cerqueira Torres Desenvolvimento Urbano Ltda., vencedora do processo.

Impacto na visitação pública

Durante as obras, o Aquário permanecerá fechado para o público até a conclusão da fase inicial, que inclui a construção da passarela de dois pavimentos. Ao final dessa etapa, será avaliada a possibilidade de reabertura parcial do espaço.

Continua depois da publicidade

Objetivo é maior durabilidade e eficiência

As novas estruturas foram planejadas para oferecer mais resistência ao desgaste natural, corrigindo deficiências das passarelas anteriores, que estavam em uso desde a criação do Aquário. 

A reconstrução representa um avanço tanto na manutenção do patrimônio público quanto no atendimento aos padrões de segurança e conforto para os animais e trabalhadores.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software