SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Aquário completa 75 anos nesta quinta com muita história, títulos e recordes

Local é pioneiro em ações para sensibilizar sobre a importância da preservação da vida marinha

Comentar
Compartilhar
02 JUL 2020Por Da Reportagem12h52
Foto: DIVULGAÇÃO/PMS

Simpático, alegre, com muita história para contar, é queridinho na Cidade e está completando 75 anos. Não, não estamos falando de uma pessoa, e sim do ponto turístico mais visitado de Santos, aquele que faz a gente voltar no tempo e morrer de saudades da infância. Que atrai famílias, gerações. O Aquário de Santos faz aniversário nesta quinta-feira (2), acumulando recordes, títulos e mantendo-se como importante referência para santistas e turistas. 

Peixe pré-histórico, tanques que simulam vários ecossistemas como praias e florestas, e pinguins que até fazem fila para comer depois de um assobio. Não faltam curiosidades sobre os cerca de mil habitantes do Aquário de Santos.

Desde que foi inaugurado, em 1945, o Aquário recebe animais marinhos feridos, debilitados ou doentes. O local é uma importante referência para o encaminhamento de aves e tartarugas, muitas vezes levadas pela Guarda Municipal, Polícia Ambiental, banhistas ou surfistas. O dia a dia dos profissionais dedicados à reabilitação desses bichos é desafiador, mas conta com a segurança de uma completa infraestrutura formada por laboratório de patologia clínica, equipamentos e um centro cirúrgico.

Um pioneiro em educação ambiental
Não há como deixar de relacionar o Aquário de Santos, que nesta quinta-feira (2) completa 75 anos, ao importante papel de educação ambiental que exerce. O parque é pioneiro em ações para sensibilizar sobre a importância da preservação da vida marinha e desenvolve projetos com crianças, jovens e adultos desde a década de 1970 como ferramenta de conservação do meio ambiente e sustentabilidade. Só no ano passado, 71.124 pessoas participaram de todas as ações do local. 

Programação de aniversário
As celebrações começam nesta quinta (2), quando um passeio virtual pelo Aquário estará disponível no IGVT do Instagram do parque (@uea.aquario). O público poderá fazer um percurso virtual pelos corredores, onde 32 tanques abrigam cerca de mil exemplares nativos e exóticos. O vídeo apresentará informações legendadas.