Santos

Aprenda e jogue! ODS vira tema de jogo de tabuleiro e digital

Board game também estará disponível para celular e computador

Da Reportagem

Publicado em 12/07/2024 às 15:05

Compartilhe:

Jogo promete ensinar cada tópico das ODS / Divulgação

A casa geek Save Point, localizada no Boqueirão, em Santos, sediará, na próxima terça-feira (16), a partir das 19h, o lançamento oficial da versão digital (plataformas PC e mobile) e física do jogo de tabuleiro ‘Missão 2030: Desafios dos ODS’. O game foi desenvolvido por participantes dos programas Jovens Embaixadores e Repórteres do Clima, promovidos pelo Movimento ODS Santos 2030.

O jogo é uma ferramenta educativa que busca tornar o aprendizado sobre a Agenda 2030 da ONU mais acessível e envolvente para estudantes. Baseado em princípios de ensino lúdico, ele proporciona uma abordagem dinâmica e interativa para explorar questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. O recomendado é que de dois a quatro jogadores participem de uma partida em ambas as versões.

Uma das responsáveis pelo game, Cendy Domingues, revela que, após o lançamento, o planejamento do grupo é levar palestras e a aplicação do jogo gratuitamente para as escolas públicas e para as privadas, mediante o pagamento de uma taxa. O game digital é gratuito e ficará disponível para jogar nos modos on-line e local. Já a versão física possui apenas um exemplar por enquanto. Contudo, a equipe pretende expandir a confecção dos tabuleiros, bem como adicionar novos designs, personagens e níveis na versão mobile.

“Nosso plano para o futuro do jogo é que ele seja utilizado nas escolas para compartilhar conhecimento. Desta forma, as crianças e os adolescentes podem conhecer os ODS e fazer parte da implementação dessas metas para um mundo melhor. Já para os adultos, o game poderia ser levado como treinamento em empresas”, explica a jovem.

Além de Cendy, a equipe desenvolvedora é formada por Caio Cesar de Paula, Gregory Valentim, Laura Cecatto e Luiz Guilherme de Lima. O quinteto integra o grupo de mais de 40 jovens que participaram de capacitações gratuitas para a criação de trabalhos de impacto local para a Agenda 2030, Mudança Climática e Cultura Oceânica. A diplomação dos participantes aconteceu em 21 de junho, durante o Encontro das Cidades ODS, na Associação Comercial de Santos (ACS).

A gerente da casa, Laura Yamada, destaca que a Save Point é o lugar ideal para receber o lançamento do game e que as expectativas são as melhores. “O Save Point é a maior e melhor geek house da Baixada Santista e é um prazer sediar eventos como esse. Acredito que agrega bastante para a nossa cidade”, ressalta.

Para Fábio Tatsubô, um dos organizadores do projeto Jovens Embaixadores do Clima, o lançamento dos jogos é o resultado de todo o processo de capacitação do programa. “Orgulhoso de ver que demos um passo muito importante, tirar os ODS das redes sociais, das quatro paredes dos auditórios, escritórios e gabinetes para chegar mais perto da população, já que é para essa geração que estamos trabalhando as metas propostas pela ONU”, define.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Prefeito de cidade do Litoral de SP têm salário maior que todas as capitais brasileiras

Valores estão inseridos no portal de transparência do município

Diário Mais

Parque aquático vira ponto turístico amaldiçoado após 20 anos de abandono

Construído em 2004, parque aquático foi fechado dois anos depois e virou cenário de filme apocalíptico procurado por turistas aventureiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter