X

Santos

Alunos de escola municipal de Santos participam de ação de limpeza das praias

A coleta do microlixo foi realizada como parte do Projeto Santos à Luz da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a ONG Sea Shepherd Brasil

Da Reportagem

Publicado em 23/03/2022 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

COLETA LIXO ALUNOS UME BARÃO RIO BRANCO SEA SHEPHERD PRAIA GONZAGA / Rogerio Bonfim

Neste Dia Mundial da Água (22), quem passou pela Praça das Bandeiras (Gonzaga) pôde ver uma turma de alunos da escola municipal Barão do Rio Branco realizando uma limpeza da faixa de areia. 

A coleta do microlixo foi realizada como parte do Projeto Santos à Luz da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a ONG Sea Shepherd Brasil. 

Após ouvirem breve explicação sobre o lixo e a destinação correta de cada resíduo, a turma foi dividida em pequenos grupos para iniciar a limpeza. Com luvas nas mãos, recolheram bitucas de cigarro, embalagens de plástico, cotonetes usados, pedaços de madeira, tampinhas de garrafa, entre outros materiais.   

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Iniciamos os estudos em sala de aula falando sobre matérias-primas e bens de consumo, fomos abordando diversos assuntos e surgiu a oportunidade de realizar a atividade com a Sea Shepherd. Os próprios alunos perceberam que precisavam desenvolver um projeto para aprofundar conhecimentos. Depois ainda teremos outras ações, todas pensadas pela turma, sempre com a intenção de que eles se tornem multiplicadores das questões ambientais e da sustentabilidade, e tentem mudar a postura deles mesmos, da família e da comunidade", explicou a professora da turma, Luciana Oliveira Santos. 

De acordo com a bióloga Giulia Braz, representante da Sea Shepherd Brasil, o foco da instituição é o ambientalismo e a conservação dos oceanos, mas, em iniciativas educativas, o assunto é ampliado na medida em que as perguntas vão surgindo. "Conseguimos explorar bastante os temas, principalmente quando encontramos alunos engajados, como os desta turma. O nosso objetivo é plantar uma sementinha em cada criança. Que elas possam repensar o uso de descartáveis em casa, possam fazer corretamente a separação do lixo, levar estas informações adiante. E este já é um ato muito importante". 

Multiplicadores

Participando da coleta na faixa de areia, Felipe Lorena Dias Filho, 10 anos, disse que quer incentivar as pessoas a reciclarem, cuidar dos oceanos e dos peixes. "Aprendi na escola que em 2050 pode ter mais plásticos no mar do que peixes. E é por isso que estamos aqui hoje". 

Clara Isabela Evangelista dos Santos, 10, também quer ajudar. "Precisamos cuidar do meio ambiente e dos animais marinhos. Acho importante falar isso para as outras pessoas". 

 

Santos à Luz da Leitura – No ano passado, o tema do projeto institucional da Seduc foi 'Oceano afora, adentro, intenso...Oceano imenso', escolhido em razão da Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável (2021 a 2030), declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Também no ano passado, Santos se tornou a primeira Cidade do mundo a estabelecer a cultura oceânica (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-e-a-primeira-do-mundo-a-estabelecer-cultura-de-preservacao-dos-oceanos-na-rede-de-ensino) como política pública, por meio da lei municipal, que prevê a inserção de assuntos sobre o mar no currículo escolar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter