X
Santos

A espera acabou! Morro em Santos receberá obra de contenção

Após chuvas em março do ano passado, morro será reestruturado

A estimativa é de que os trabalhos comecem dentro de um mês e que o andamento seja similar às obras do Morro São Bento / DIVULGAÇÃO

Um trecho de encosta na Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 1.973, no Morro do Fontana, será recuperado pela prefeitura de Santos. A obra, que visa a estabilização e proteção da encosta, abrange ainda a implantação de sistema de drenagem pluvial, devido aos deslizamentos que ocorrem na área.

A estimativa é de que os trabalhos comecem dentro de um mês com a limpeza geral, seguida da contenção simples com seu próprio material (retaludamento) e terraplenagem que soma 1.019m².

Para garantir a estabilidade nesse local, serão empregadas, em conjunto, três soluções estruturadoras para morros, duas delas já empregadas em obras similares no Morro São Bento. 

A área ainda contará com um sistema de drenagem composto por uma escada hidráulica de 68 metros, que ajudará a diminuir a velocidade da descida das águas das chuvas, evitando a erosão do solo.

Serão implantadas caneletas no topo, meio e pé do talude (69 metros) além dos drenos horizontais profundos (430 metros) que retiram o excesso de água no interior, aliviando a pressão sobre a encosta.

A intervenção na área será gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações. A licitação para contratar a empresa que fará os serviços foi concluída. A TMK Engenharia S/A venceu a concorrência com o valor de R$ 1.287.928,86, incluindo material, mão de obra e equipamentos. Após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, a empresa terá quatro meses para concluir os trabalhos.

Em março do ano passado foram resgistrados deslizamentos no Morro do Fontana. Desde então a prefeitura de Santos em conjunto da Defesa Civil têm realizados obras nos morros da cidade na tentativa de diminuir os riscos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Telemedicina: ela veio para ficar?

Para especialistas, consultas a distância são prática sem volta e vieram para tornar mais acessíveis os serviços de saúde

Esportes

Palmeiras anuncia saída de Felipe Melo e fala em ídolo eterno

Felipe Melo chegou ao Palmeiras em 2017 e, com a camisa alviverde, conquistou dois títulos da Libertadores (2020 e 2021), um Campeonato Brasileiro (2018), uma Copa do Brasil (2020) e um Campeonato Paulista (2020)

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software