Vice-prefeito de Praia Grande Reco anuncia desfiliação do PSDB

Eleito em 2020, ele integrou o mesmo partido da prefeita Raquel Chini, quando ambos foram eleitos com 75.739 votos

Comentar
Compartilhar
17 JUN 2021Por LG Rodrigues16h05
Reco e Raquel venceram pleito em 2020 e foram eleitos para o Executivo de Praia GrandeReco e Raquel venceram pleito em 2020 e foram eleitos para o Executivo de Praia GrandeFoto: Reprodução / Facebook

O atual vice-prefeito de Praia Grande, Ednaldo dos Santos Passos, o Reco, não faz mais parte do PSDB. Em entrevista concedida ao Diário do Litoral no começo da tarde desta quinta-feira (17), ele anunciou que deixou a legenda pela qual disputou ao cargo do Executivo ao lado da prefeita Raquel Chini (PSDB) durante as eleições de 2020.

Reco foi eleito vereador em Praia Grande pela primeira vez ainda durante o ano de 2008. À época candidato pelo PDT, ele conseguiu se reeleger em 2012 pelo mesmo partido e voltou a obter bons resultados nas urnas em 2016, dessa vez pelo Solidariedade. A primeira tentativa de se eleger ao Executivo ocorreu durante o primeiro semestre de 2020, quando ele foi anunciado como integrante da chapa de Raquel Chini (PSDB) que disputaria e viria a vencer o pleito no fim do ano. Raquel e Reco venceram Danilo Morgado no segundo turno após conquistar 75.739 votos (53,52%) contra 65.780 votos (46,48%) do candidato do PSL.

A Reportagem recebeu informações de que Reco havia deixado o PSDB por volta das 15h30 desta quinta-feira. Em contato junto ao vice-prefeito, ele confirmou a informação, mas não deu detalhes sobre o que teria motivado a desfiliação.

"Sim, houve meu desligamento sim. Os motivos eu vou estar publicando, oficialmente, acredito que até a próxima segunda-feira. Vou fazer uma nota publicando", afirmou.

Antes de se lançar como vice-prefeito na disputa eleitoral de 2020, Reco era Presidente da Câmara dos Vereadores de Praia Grande e seu nome chegou a ser cogitado nos bastidores políticos como candidato a prefeito, mas ele acabou integrando a chapa do PSDB como vice.

HISTÓRICO.
Reco nasceu em 15 de abril de 1965, em Itapina, cidade pequena localizada no Espírito Santo. É tecnólogo em segurança pública formado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e em gestão pública pela Unicesumar. Reco chegou em Praia Grande aos quatro anos idade. Aos 16 anos começou a trabalhar como operário da construção civil e conciliou o emprego com os estudos, fazendo magistério na Escola Estadual Gago Coutinho (Jardim Bopeva), no bairro Ocian.

Aos 18 anos se alistou no Exército e serviu no atual 2° Grupo de Artilharia Antiaérea - Fortaleza de Itaipu. Dos 19 aos 21 anos trabalhou em uma editora de livros na Capital. Aos 21 anos, foi aprovado no concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo onde permaneceu por 7 anos. Em 1991, acreditando no potencial de desenvolvimento de Praia Grande, iniciou suas atividades como comerciante com o bar do Reco, que prosperou e expandiu para restaurante, padaria e pizzaria do Reco, permanecendo até os dias de hoje.

Em 2008 foi eleito vereador pela primeira vez. Em 2016 foi reconduzido à Câmara Municipal praia-grandense. É o único vereador da história da Cidade a ocupar por duas vezes a presidência da Câmara (2016/2017 e 2019/2020), com unanimidade de votos entre os parlamentares. Em 1º de janeiro de 2021, tomou posse como vice-prefeito ao lado da prefeita Raquel Chini.