X

Praia Grande

Uso pessoal da guarda por prefeitos em Praia Grande é alvo do MP

Vereadores aprovaram projeto que garante a prefeitos e ex-prefeitos o direito de utilizar a Guarda como segurança pessoal

Carlos Ratton

Publicado em 13/01/2021 às 07:00

Atualizado em 13/01/2021 às 11:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guardas Civis Municipais deverão resguardar a prefeita Raquel Chini e também o ex-prefeito Mourão / Jairo Marques/PMPG

A Procuradoria do Ministério Público do Estado de São Paulo pediu explicações da Prefeitura e da Câmara de Praia Grande sobre a aprovação, no "apagar da luzes" do ano passado, do projeto de lei que modifica a legislação municipal e garante a prefeitos e ex-prefeitos o direito, sem custos, de utilizar a Guarda Municipal como segurança pessoal durante quatro anos. O autor da proposta foi o então prefeito Alberto Pereira Mourão (PSDB).

O Diário já havia levantado a questão no mês passado (leia acima). A situação foi encaminhada ao MP pela página virtual Praia Grande em Debate. "Diga não à lei que beneficia o ex-prefeito com escolta e segurança pagos pelas população" é a frase inicial de abaixo-assinado também online foi iniciado na Cidade. A Página Boca no Trambone PG também procurou o MP.

Os autores do abaixo-assinado argumentam que "a população não aceita ficar à mercê de tamanho abuso". Requerem providências urgentes contra o Executivo e contra os vereadores que aprovaram, segundo afirmam, "tamanho desrespeito com a população que sofre pela insegurança instalada no município sem efetivo suficiente para garantir a paz e a proteção das famílias".

Os autores ainda acreditam que, deixando de ser o chefe do Executivo, ex-prefeitos passam a ser cidadãos comuns, portanto "tal regalia é inadmissível e vergonhosa". Diante do exposto, solicitam ao Ministério Público providências diante da suposta irregularidade do projeto de lei aprovado.

Vale lembrar que guardas municipais têm a função principal de proteger os bens, serviços e instalações, podendo, eventualmente, atuar juntamente com órgão policiais na manutenção da ordem pública junto com a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, além de outros previstos na própria Constituição Federal.

É preciso lembrar que a ex-vereadora Janaina Ballaris (PL) foi a única que votou contra a proposta. "Tal projeto foi contaminado por uma absurda imposição do atual prefeito quando esse exige que tenha segurança privada praticada por servidores públicos. Ele já tem direito a quatro funcionários que ficarão à disposição durante os próximos quatro anos, mediante uma lei de 2001. Isso, por si só, já é um abuso. Agora ter segurança paga pelo povo enquanto muitos são assaltados por falta dela, não podemos aceitar", dispara a vereadora, enfatizando que esse item foi colocado no meio de um projeto que beneficia praticamente somente os supervisores da Corporação.

Ano passado, votaram a favor os então vereadores Dimas Antonio Gonçalves (PSDB), Eduardo Padua (PSDB), Eduardo Rodrigues Xavier (PSDB), Hugolino Alves (PSDB), Isaias Moisés (PSDB), João Alves (PSDB), Leandro Avelino (PSDB), Marcelino (PSDB), Marco Antonio (PSDB), Natanael (PSDB), Roberto Andrade (PSDB) e Tatiana Toschi (PSDB). Os vereadores Alexandre Comin (PODE), Carlos Eduardo Barbosa (PTB), Paulo Emílio (PRB) e Sergio Luiz Schiano (PSDB) não compareceram à sessão.

PREFEITURA E CÂMARA.

A Prefeitura e a Câmara não se manifestaram.

No entanto, recentemente, a Administração enfatizou que, no passado, o prefeito utilizou parcialmente do que prevê a mencionada lei. Para os próximos anos, ainda não existe uma definição, o que dependerá da conjuntura frente à necessidade de acompanhamento de procedimentos administrativos. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter