X

Praia Grande

Usafa da PG promove encontro com as gestantes

Além de orientar as mulheres, equipe fez sessão de fotos das grávidas para recordação

Da Reportagem

Publicado em 28/02/2023 às 12:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O local realiza exames para garantir a saúde do recém-nascido / Ferd Casagrande/Prefeitura de PG

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) São Jorge organizou nesta  segunda-feira (27) um encontro com as gestantes para efetuar diversas  orientações sobre o pré-natal, os cuidados durante a gravidez e também  a respeito do parto. A unidade realizou também uma sessão de fotos com  as gestantes, para que elas possam guardar para sempre esse momento  tão sublime em suas vidas.

A equipe de saúde da família iniciou o encontro com uma palestra de  enfermagem sobre como se dá o desenvolvimento do feto, da fecundação  ao parto, além de orientar sobre o parto normal e amamentação. Foram  apresentados ainda alguns exercícios que podem ser realizados durante  a gravidez visando a melhoria na qualidade de vida das gestantes.

Em seguida, membros do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção  Básica (Nasf-AB) que atuam na Usafa orientaram as mulheres sobre como  manter a postura correta durante a gestação, com dicas sobre como  sentar, como se levantar, entre outras.

Ao término da conversa, os profissionais da Usafa São Jorge ofereceram  um café da manhã com todo o carinho para as gestantes. Em seguida, foi  realizado pela própria equipe um ensaio fotográfico com as futuras  mamães.

“As gestantes sempre falavam da vontade de fazer um álbum de fotos  durante a gravidez, só que muitas delas não têm condições. Então, eu  desenvolvi essa ideia de fazer o ensaio fotográfico, adquiri as roupas  e os materiais e pedi ajuda da equipe para elaborar tudo”, conta  Marisa Borges, diretora da Usafa São Jorge.

Rede – O Município conta com uma rede de 30 Usafas e mais de 100  equipes do Programa de Saúde da Família, cobrindo 100% da população.  As unidades possuem uma equipe multiprofissional, com enfermeiros,  médicos e profissionais especialistas em saúde da família, que passam  frequentemente por capacitação, proporcionando o acompanhamento  adequado da gestante durante todo o pré-natal e, da criança, do parto  aos primeiros anos de vida.

As Usafas recebem também o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da  Família na Atenção Básica (Nasf-AB), composto por profissionais de  diversas áreas que dão suporte às unidades. No caso das gestantes, o  ginecologista atua junto do médico da família no atendimento das  mulheres que necessitam de maiores cuidados.

O Município conta ainda com o Ceas Mulher (Centro de Apoio à Saúde da  Mulher), no Bairro Caiçara, que faz parte da Rede de Especialidades  Médicas. Os ginecologistas do equipamento fazem todo o acompanhamento  dos pré-natais de risco. Os casos de maior complexidade são  encaminhados para atendimento no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos,  ou no Ambulatório Médico de Especialidades do Estado (AME) de Praia  Grande.

Maternidade – O Complexo Hospitalar Irmã Dulce é outro elemento  fundamental para um bom nascimento e acompanhamento logo após o parto.  A Maternidade conta com 26 leitos, além de 10 leitos de Unidade de  Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para atendimentos mais complexos e  que, por isso, recebem pacientes de municípios próximos.

O local realiza uma triagem neonatal onde são feitos exames  fundamentais para garantir a saúde do recém-nascido, como teste do  pezinho, teste do coraçãozinho, da orelhinha, do olhinho, além da  primeira vacinação. Na unidade também é incentivado o aleitamento  materno desde os primeiros momentos do bebê, com equipe capacitada  para dar as orientações para a mãe.

Além disso, a mãe e a criança que recebem alta do hospital vão para  casa com a consulta na Usafa pré-agendada para prosseguir o  acompanhamento com a equipe da unidade, garantindo a continuidade do  acesso à saúde dessa família.

Incentivo à Amamentação – A Sesap criou ainda outros serviços para  proporcionar maior saúde à gestante e ao bebê e incentivar o  aleitamento materno, responsável por prevenir inúmeras doenças e  oferecer benefícios para a lactante após o parto. O Disque  Amamentação, por exemplo, está disponível para as mulheres tirarem  dúvidas com profissionais capacitados no assunto. O atendimento ocorre  pelo Acolhe PG no telefone 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h  às 16h, por ligação ou mensagem.

O Acolhe PG desenvolve ainda o projeto Abordagem Precoce, em que  técnicos contatam as mães logo após a alta hospitalar para tirar  dúvidas sobre a amamentação. Esse acompanhamento ocorre também em  outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame  precoce.

Outro serviço de destaque é o Posto de Coleta de Leite Humano, que  recolhe doações de leite materno para bebês prematuros ou de baixo  peso internados na UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. A  doação pode ser feita na sede física do posto, no Centro Especializado  em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, ou retirada em casa por uma  equipe da Sesap. Quem quiser doar só precisa entrar em contato pelo  número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação  ou mensagem.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3115, nesta terça (28)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

Cotidiano

Confira o resultado do Timemania no concurso 2098, nesta terça (28)

O prêmio é de R$ 3.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter