Unidades do PIC Cafe e Espaços Conviver retomam atividades

Interessados devem endereços para conhecer cronograma de vagas

Comentar
Compartilhar
25 FEV 2021Por Da Reportagem19h02
A prioridade é para atividades esportivas em ambientes externos ou em espaços amplosA prioridade é para atividades esportivas em ambientes externos ou em espaços amplosFoto: Fred Casagrande/PMPG

As unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC), do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) e do Programa Conviver reiniciaram as atividades para adultos e idosos. Em escala progressiva, as aulas de dança e atividades esportivas individuais são retomadas. Todos os cuidados sanitários necessários estão sendo tomados para garantir a segurança dos frequentadores.

A prioridade é para atividades esportivas em ambientes externos ou em espaços amplos, bem ventilados, sempre com o uso de máscaras de proteção. Na entrada, aferição de temperatura e uso do álcool gel são obrigatórios.

Os espaços foram organizados de maneira a permitir o distanciamento necessário entre os alunos. Nada de aglomeração, nem compartilhamento de materiais e o uso de máscara é obrigatório. A retomada é feita de maneira segura, com os protocolos de segurança sanitária implantados.

Ao todo, são 16 locais de atendimento com atividades esportivas e de lazer reativados para que os moradores maiores de 18 anos possam utilizar. Os serviços foram paralisados devido à pandemia do coronavírus.

Nos PICs e Cafes, aulas de danças, caratê, ginástica, tênis de mesa e futsal foram retomadas com limite de alunos e escalonamento de turmas. Cada unidade tem seu cronograma de aulas. Quem tiver interesse em participar deve procurar as unidades. Outras informações sobre as aulas do PIC e do Cafe podem ser adquiridas pelo telefone 3496-5039.

Conviver - Nas unidades do Programa Conviver, as atividades retomadas focam os moradores que têm mais de 50 anos. Cada uma das nove unidades do Programa está com limitações e escalonamento de atendimento, para evitar aglomerações. Para saber mais basta entrar em contato pelo telefone 3496-5015.

Em todas as unidades, há restrição para as pessoas com idades acima de 60 anos, por serem mais suscetíveis aos efeitos da Covid-19.

Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à
convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município.

Programa Conviver – O serviço existe há mais de 25 anos e oferece opções de lazer e atividade física para a Melhor Idade, acima dos 50 anos. Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.