Praia Grande
A parceria teve início em 2015 com o objetivo de reabilitar os animais marinhos resgatados pelo grupamento ambiental e promover ações socioambientais
Antes de a parceria ser firmada com a Aiuká, os animais resgatados pela Costeira e pela Ambiental eram levados para instituições em Santos e Guarujá, o que aumentava o risco de morte das espécies. / Prefeitura de PG/Divulgação
Continua depois da publicidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, por meio do Setor de Proteção Ambiental (Sepam), que integra a corporação, renovou na manhã da última quarta-feira (11) o termo de cooperação firmado com a Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais, sediada em Praia Grande. A parceria teve início em 2015 com o objetivo de reabilitar os animais marinhos resgatados pelo grupamento ambiental e promover ações socioambientais.
O documento foi assinado na sede da Aiuká, localizada no Bairro Glória, pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Marcos Roberto Barbosa Craveiro, e também pela diretora da empresa, a veterinária Valéria Ruopollo.
Continua depois da publicidade
Antes de a parceria ser firmada com a Aiuká, os animais resgatados pela Costeira e pela Ambiental eram levados para instituições em Santos e Guarujá, o que aumentava o risco de morte das espécies.
Também por meio do termo de cooperação, os integrantes da GCM passam por cursos e capacitações na Aiuká, ligados à reabilitação e resgate da fauna local. O conteúdo inclusive integra a grade curricular do curso de formação dos guardas municipais.
Continua depois da publicidade
Guarda Ambiental – Além do trabalho em parceria com a Aiuká no resgate de animais marinhos, o grupamento atua em conjunto com as Secretarias de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Sema), apresentando resultados expressivos no combate aos diversos crimes contra o meio ambiente. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.
A Aiuká - Primeira empresa brasileira a oferecer serviços de documentação, resgate, reabilitação e soltura de fauna afetada por acidentes relacionados com o petróleo e seus derivados nos ecossistemas. É a única empresa desse porte, nesse segmento, na América Latina. A unidade de Praia Grande tem como área de atuação todo o litoral do estado de São Paulo. Conta ainda com outra unidade em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.