Além das atividades abertas ao público, a Semana da Diversidade também inclui ações internas voltadas aos servidores municipais das áreas de Saúde, Assistência Social e secretarias em geral / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
A 4ª Semana da Diversidade de Praia Grande está em andamento com uma série de atividades voltadas à conscientização, à inclusão e ao combate ao preconceito contra a população LGBTQIAPN+.
A programação, que começou nesta segunda-feira (20), segue até o próximo domingo (26), encerrando com a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ no Kartódromo Municipal.
Continua depois da publicidade
Os primeiros dias do evento foram marcados por capacitações, rodas de conversa e atendimentos de saúde. Servidores da Secretaria de Assistência Social (Seas), que atuam em unidades como os Cras e Creas, receberam formação sobre acolhimento humanizado de pessoas LGBTQIAPN+, reforçando o compromisso da rede com o atendimento igualitário.
Ainda na segunda-feira (20), a Associação Donnas da Rua realizou uma roda de conversa com pessoas em situação de rua no Centro POP. Além de temas como respeito e acolhimento, o encontro abordou também a questão da dependência química.
Continua depois da publicidade
À noite, escolas municipais promoveram atividades educativas. Na E.M. Roberto Shoji, no Bairro Tupiry, alunos e professores do EJA participaram de uma roda de conversa sobre diversidade. Já na E.M. Albert Einstein, no Bairro Samambaia, o Cine Diversidade exibiu um curta-metragem seguido de debate sobre o tema.
Na terça-feira (21), secretários e chefes da Administração participaram de uma capacitação com a advogada e pós-doutora em Direitos Humanos, Patricia Gorisch, que abordou respeito e enfrentamento ao preconceito no ambiente profissional.
“Não se trata de obrigar ninguém a saber, mas de educar e compreender para que as pessoas sejam respeitadas. É um passo importante para preparar a Prefeitura para acolher todos os servidores”, destacou Patricia.
Continua depois da publicidade
A secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Benício, ressaltou que esta é a primeira vez que Praia Grande realiza a Semana da Diversidade com uma estrutura institucional voltada à pauta LGBTQIAPN+.
“Temos agora uma secretaria dedicada à causa, o que nos permite atuar de forma mais efetiva. A cada evento, percebemos o interesse das pessoas em aprender e compreender mais sobre o tema”, afirmou.
A Semana da Diversidade é promovida pela Secretaria de Diversidade e Inclusão (Sedi), com apoio de ONGs e entidades locais e regionais.
Continua depois da publicidade