X

Praia Grande

Seduc firma parceria com foco em potencializar a linguagem dos alunos

Iniciativa beneficiará cerca de 7,5 mil estudantes da Educação Infantil

Da Reportagem

Publicado em 22/02/2018 às 12:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praia Grande avança mais um passo para alavancar ainda mais a qualidade no sistema de ensino nas escolas municipais. Na quarta-feira (21), a Secretaria de Educação (Seduc) firmou parceria com a ONG Laboratório da Educação (Labedu). A iniciativa, que busca potencializar a linguagem e o desenvolvimento das crianças, beneficiará diretamente cerca de 7.500 alunos das 33 unidades de Educação Infantil da Cidade.

A assinatura do termo de acordo entre a Administração Municipal e a entidade do terceiro setor ocorreu na sala de reuniões no gabinete do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. Além do chefe do Executivo, participaram do ato a presidente da ONG Laboratório da Educação, Beatriz Cardoso, o gerente de Relações Institucionais da Ambev, Felipe Daud, a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, a Subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, e membros da equipe técnica da Seduc.

Com a parceria, o Laboratório da Educação desenvolverá em Praia Grande o projeto Aprender Linguagem, que visa a formação de diretores, assistentes técnicas pedagógicas (ATPs) e equipe técnica da Seduc.

Voltada para atender alunos de 0 a 5 anos, a iniciativa trabalha com as crianças a linguagem, oralidade infantil e incentivo à leitura. Ao longo do projeto, o Labedu acompanhará de perto 12 unidades, gerando relatórios que apresentem os resultados alcançados com os estudantes.

De acordo com a presidente da ONG, Beatriz Cardoso, o Aprender Linguagem busca sensibilizar os adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças com que convivem.

“Temos como foco potencializar a linguagem e o desenvolvimento do aluno. Trata-se de uma metodologia que busca interagir mais com a criança de forma que ela seja protagonista também da ação”.

Pioneirismo

 Praia Grande é a primeira cidade da Baixada Santista a firmar parceria com a entidade. O município de Caieiras, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, também será contemplado com a iniciativa ao longo do ano. “Vamos facilitar a apropriação teórica e prática de conhecimentos sobre o desenvolvimento da linguagem, por meio de conteúdos e ferramentas que ajudam os profissionais da área a enriquecer suas interações com as crianças”, reforçou Beatriz.

Capacitação

Para a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, o Aprender Linguagem analisou de forma positiva a medida já adotada pela Seduc no que diz respeito a capacitação constante dos profissionais. “Temos esse cuidado e incentivamos o corpo docente a sempre se qualificar. Isso resulta numa melhor qualificação do ensino uma vez que os maiores beneficiados de toda a ação serão os alunos”.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, ressaltou a importância da parceria para a educação dos alunos. Segundo o administrador municipal, o projeto vem ao encontro do anseio da Cidade em qualificar ainda mais o ensino nas pontas. “O ambiente escolar influencia diretamente na formação do cidadão e do caráter de nossos alunos, principalmente, na faixa etária de 0 a 5 anos quando estão em plena formação”, enfatizou.

Tendo a educação como um compromisso pessoal, haja vista a grande reformulação realizada no sistema de ensino nos últimos 20 anos, Mourão destacou a necessidade de se ofertar um ensino cada vez mais qualificado. “Essa parceria se trata de um primeiro processo. Precisamos entender essa necessidade de reformulação e qualificar o investimento no ensino. Até porque, se não melhorarmos a educação no País nunca teremos uma democracia verdadeira”. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter