Praia Grande

Projeto Pequeno Cidadão orienta sobre posse de animais em PG

Iniciativa busca conscientizar alunos e responsáveis sobre cuidados adequados com pets

Da Reportagem

Publicado em 15/06/2023 às 14:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O projeto Pequeno Cidadão tem como objetivo formar uma sociedade com pessoas mais conscientes / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

O Departamento de Educação Ambiental iniciou a nova fase do projeto Pequeno Cidadão. Nesta terça-feira (13), alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da EM Antônio Peres Ferreira (Bairro Vila Sônia) assistiram a palestra sobre posse responsável de animais. A organização não-governamental (ONG) Associação de Amparo aos Animais de Praia Grande (AAAPG) foi a responsável por levar as informações para os estudantes.

O projeto Pequeno Cidadão tem como objetivo formar uma sociedade com pessoas mais conscientes. Para isso, promove palestras sobre temáticas como cuidado com os animais, bem como, coleta seletiva e separação de lixo limpo. Além de abordar os assuntos com os alunos, o Departamento de Educação Ambiental promove momentos de formação com os pais e responsáveis dos estudantes.

Na EM Antônio Peres Ferreira, quem levou a temática de posse responsável de animais foi a presidente da AAAPG, Leila de Castro. Atualmente no Brasil, existem mais de 30 milhões de cães e gatos e situação de abandono. Por isso, durante a conversa, a palestrante conscientizou os estudantes sobre cuidados necessários ao se adotar um pet. Outro ponto abordado foi o serviço gratuito de castração oferecido em Praia Grande.

Os interessados em castrar o seu pet devem procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) do seu bairro e efetuar a solicitação. O cadastro é encaminhado para uma das clínicas habilitadas, que entra em contato com o responsável pelo animal para agendar o procedimento. “Um serviço que está disponível para a população e que muitos desconhecem”, explicou a presidente da associação.

“Momentos como esse são essenciais para podermos passar informações como essas para os alunos. Tratam-se de sementes lançadas para que, no futuro, possamos diminuir esse número de animais abandonados”, comentou Leila de Castro. “E quando promovemos a ação com os pais já é pensando no presente. Para que, desde já, vejamos a conscientização dos moradores ocorrer de forma gradativa”.

Cronograma – Além de conversar com os estudantes da EM Antônio Peres, essa fase do projeto Pequeno Cidadão contará com mais três encontros. Vale destacar que, ao realizar a iniciativa, a Administração Municipal cumpre com mais uma meta prevista no plano de governo da prefeita, Raquel Chini. Confira abaixo o dia, local e horário dos próximos encontros:

Quarta-feira (14)
Local – EM Idalina da Conceição Pereira
Horário – das 9 às 10h30
Público-alvo – Pais e responsáveis

Quinta-feira (15)
Local – EM Profª Maria Nilza da Silva Romão
Horário – das 9 às 10h30
Público-alvo – Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Sexta-feira (16)
Local – EM Newton de Almeida Castro
Horário – das 9 às 10h30
Público-alvo – Pais e responsáveis

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software