X

Praia Grande

Prefeitura intensifica fiscalizações em áreas ocupadas irregularmente

Comissão Especial coordenou ações, que visam coibir novas invasões

Da Reportagem

Publicado em 03/12/2021 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além dos profissionais altamente capacitados para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido um forte aliado do setor / Richard Aldrin/PMPG

A Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação de Praia Grande, coordenada pela Secretaria de Habitação (Sehab), realizou nesta quinta-feira (02), no Bairro Ribeirópolis, fiscalização que teve como principal objetivo coibir novas invasões e construções irregulares em área existente nesta região da Cidade. Um suspeito foi encaminhado à Delegacia, por suposto crime de ocupação e comercialização de área de preservação ambiental e não edificante.

Como explicou o titular da Sehab, Anderson Mendes, a Prefeitura está intensificando as ações de combate a invasões em áreas de preservação ambiental para a execução de construções irregulares e/ou submoradias: “Temos 18 áreas monitoradas diariamente e para isso contamos com o apoio de imagens de um satélite da Polícia Federal e de 28 câmeras do  Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) que estão direcionadas para estes locais, algumas delas com a tecnologia OCR (sistema de reconhecimento). Além disso a Guarda Ambiental Municipal  tem sido uma parceira importante nesta fiscalização”.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mendes ressaltou ainda que o local fiscalizado já está delimitado e sob controle da Prefeitura: “inclusive há sinalização (placa) colocada  no local oficializando o congelamento da área. As famílias foram  cadastradas e não mais se permite que novas ocupações irregulares sejam feitas. Caso isto ocorra, a construção será retirada, cumprindo diretriz que consta na lei número 2033 que dispõe sobre o congelamento  de áreas em que existem núcleos de ocupações irregulares”.

De acordo com Fábio Rogério Marques, inspetor do Setor Ambiental de  Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), foi  constatado que algumas famílias estão utilizando o cadastramento da  Sehab para vender os imóveis. “A ação configura irregularidade, posto que a legislação proíbe este tipo de comércio, sendo um tipo de grilagem. Na Lei de crimes ambientais é um agravante que dá reclusão  de 2 a 4 anos”.

Guarda ambiental

A Guarda Ambiental faz parte do Setor Ambiental (SEPAM), que engloba ainda o grupamento de Guarda Costeira. O SEPAM completou onze anos de atividades em 2020 e desenvolve importante  trabalho na Cidade. Além dos profissionais altamente capacitados para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido um forte aliado  do setor, inclusive com a utilização de drones.

Denuncie

Em Praia Grande, munícipes que flagrarem atividades  irregulares deste tipo podem denunciar essas infrações através dos  telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e o 162 (Ouvidoria Municipal).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter