Praia Grande tem programação especial para festejar o aniversário de 54 anos

Atividades já têm início nesta segunda-feira (18)

Comentar
Compartilhar
18 JAN 2021Por Da Reportagem14h00
Prefeitura preparou uma programação especial com destaque para inaugurações de novos equipamentos públicosFoto: NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Praia Grande completa 54 anos de sua emancipação político-administrativa na terça-feira, dia 19. Para festejar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial com destaque para inaugurações de novos equipamentos públicos, além da tradicional solenidade em Tributo aos Emancipadores do Município, que neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, ocorrerá de forma virtual.

As atividades do aniversário já terão início nesta segunda-feira (18). A partir das 17h30, a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, realiza visita de entrega da nova quadra da Escola Municipal Thereza Magri, Bairro Antártica. O espaço tem ainda dois vestiários (masculino e feminino) e uma sala destinada ao depósito do material esportivo (DME), totalizando 681,97 metros quadrados de área edificada.

Ainda nesta segunda, às 19 horas, no Teatro Serafim Gonzalez, que fica no Complexo Cultural Palácio das Artes (PDA), será a vez da solenidade de assinatura do termo de compromisso da Lei Aldir Blanc. No total, R$ 1.869.700,00 (mais de 90% da verba federal) estão sendo destinados aos artistas, que apresentaram seus projetos por meio dos editais, além de documentações específicas. Os proponentes deverão apresentar à população, gratuitamente e em até 120 dias após a assinatura do termo, os projetos inscritos, como peças de teatro, shows musicais, contação de histórias, entre outros.

Já no dia 19, data do aniversário da Cidade, a partir das 9 horas, a solenidade virtual em Tributo aos Emancipadores de Praia Grande promete emocionar a todos. A atividade será na Praça dos Emancipadores, no Bairro Boqueirão. Na oportunidade, a prefeita praia-grandense assinará ordens de serviços de diversos setores com objetivo de beneficiar a população.

Na sequência, às 10 horas, será a vez da inauguração das novas instalações da Biblioteca Municipal Porto do Saber e a e a Escola Municipal Porto Artes, do programa SuperEscola Cultural, que ficarão sediadas agora em amplo espaço dentro do PDA, reforçando a vocação do PDA de Complexo Cultural.

O esporte também não ficou de fora das comemorações. Para isso, a Prefeitura uniu a tradição e o moderno para realização da 24ª Regata Festiva Cidade de Praia Grande. A competição neste ano de 2021 será de forma virtual, por conta da pandemia. Na prática, nenhum competidor entrará na água para participar da Regata. As disputas entre os velejadores nas classes ILCA, AC75 e NACRA17 ocorrerão através do aplicativo Virtual Regatta Inshore.

A programação de aniversário se estenderá até o final deste mês de janeiro. Na quinta-feira (21), as 10 horas, está programada a assinatura dos contratos de 90 unidades habitacionais que integram o conjunto Imperador II, que fica no Bairro Melvi. Praia Grande é uma das cidades que mais tem investido na área de Habitação em todo o Estado de São Paulo.

No dia 25, será entregue a ampliação e revitalização da unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Real. Mais de 7 mil pacientes atendidos no local serão beneficiados com as melhorias estruturais, com destaque para as obras nas salas dos agentes comunitários, farmácia, vacina, além da ampliação da recepção, entre outras ações.

História - A emancipação de Praia Grande não aconteceu de repente, nem foi vontade de uma pessoa. Os moradores não estavam contentes com os problemas que enfrentavam, como a falta de saneamento, escolas, transporte, hospitais, abastecimento de água, luz, vias de acesso. Por isso, moradores do bairro de Solemar viram a possibilidade de se desmembrar de São Vicente dando à Praia Grande autonomia. Em 1953, Júlio Secco de Carvalho, liderou o movimento juntamente com Nestor Ferreira da Rocha, Heitor Sanchez Toschi, Israel Grimaldi Milani e Dorivaldo Loria Junior, entre outros.

Houve muita resistência por parte de São Vicente, pois significava a perda de mais de 20 quilômetros de praias. Foi realizado em 1963 um plebiscito, que é a maneira pela qual a população faz sua escolha através do voto. Mas isso não garantiu ainda a emancipação da cidade.

Só em 19 de janeiro de 1967 a emancipação aconteceu. O engenheiro Nicolau Paal foi nomeado interventor federal no município, com instalação provisória da Prefeitura no Ocian Praia Clube. A primeira eleição municipal na Praia Grande foi realizada em 15 de novembro de 1968, tendo como prefeito Dorivaldo Loria Junior.