Praia Grande: Sesap recebe doação de 150 máscaras tipo face shield de grupo

Material será utilizado por profissionais da linha de frente de combate à covid-19

Comentar
Compartilhar
21 MAI 2020Por Da Reportagem09h20
Depois do sucesso entre os funcionários, a empresa decidiu fabricar máscaras para doaçãoFoto: Fred Casagrande / Prefeitura Municipal de Praia Grande

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande recebeu, nessa quarta-feira (20), 150 máscaras tipo face shield doadas pelo Grupo Memorial Necrópole Ecumênica. O material será utilizado por profissionais da linha de frente de combate à covid-19 na Cidade.

A doação foi recebida pelo secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira. “Essa doação chega em excelente hora e será utilizada por todos os profissionais que estão linha de frente, tanto da saúde quanto da segurança, trânsito e outras áreas que são essenciais nesse momento de pandemia. É um grande exemplo de empresa socialmente responsável e ficamos muito agradecidos”, disse.

O diretor comercial do Grupo Memorial, Flávio Amante, explica que o objetivo da empresa é colaborar com a sociedade através da prática da solidariedade. “O grupo começou a produzir as máscaras inicialmente para proteger seus funcionários. Fomos atrás do material, como a folhas de acetato, silicone e elástico. Já tínhamos a máquina que corta a laser e depois de muito trabalho do nosso engenheiro, para elaborar e aprimorar o projeto, concluímos a ideia”, comentou.

Para o engenheiro responsável pelo projeto da máscara, Wilson Maciel Filho, o objetivo não era simplesmente fabricar uma máscara. “Nós queríamos fazer algo que realmente fosse bom e útil paras as pessoas, com uma forma anatômica, que não machucasse e que fosse ergonômica. Felizmente conseguimos chegar num modelo ideal”, comemora.

Depois do sucesso entre os funcionários, a empresa decidiu fabricar máscaras para doação. “Pensamos em quem está na linha de frente, nos profissionais que deixam suas casas e estão na luta diária e que precisam de proteção e também de conforto no dia a dia”, concluiu o diretor comercial.

A máquina que realiza o corte do produto, que antes era utilizada para outras demandas da empresa, agora trabalha exclusivamente na produção das máscaras, chegando a fabricar 80 unidades por dia. Outras 225 máscaras já foram doadas anteriormente. Mais 125 equipamentos do tipo devem chegar em breve, totalizando a doação do Grupo Memorial de 500 máscaras somente para a Prefeitura de Praia Grande. No total, a empresa já doou 1.500 unidades para prefeituras, Ongs e instituições.

MÁSCARAS.
As máscaras tipo face shield são EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) reutilizáveis e muito resistentes. De fácil higienização, o material utilizado é de dupla proteção, o que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir nariz, boca e olhos, diminuindo a contaminação por covid-19 (novo coronavírus). O equipamento cria uma barreira física, já que funciona como uma espécie de escudo que protege o rosto de cada indivíduo. É importante ressaltar que ela não substitui a máscara tradicional e deve ser utilizada como complemento.