Praia Grande

Praia Grande reforça ações contra a dengue em todos os bairros

População também deve fazer sua parte eliminando possíveis focos do mosquito

Da Reportagem

Publicado em 26/02/2021 às 20:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os números demonstram que Praia Grande está focada também na luta contra a dengue / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está intensificando todas os serviços de combate à dengue. As ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika e chikungunya, estão sendo efetuadas em todos bairros da Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Neste período de pandemia de covid-19, foi necessário adaptar as vistorias e os trabalhos desenvolvidos nas casas dos munícipes, como a nebulização e os bloqueios de criadouros. Além disso, a equipe dos agentes da Divisão de Saúde Ambiental da Sesap segue medidas de biossegurança, como a obrigatoriedade do uso de máscara.

Continua depois da publicidade

Para a realização da nebulização na casa dos munícipes, existe um esquema especial. A máquina é posicionada no quintal próxima a pontos como janelas e portas. Com relação ao bloqueio de criadouros, os agentes efetuam as ações de investigação na área peridomiciliar, como o quintal.

“Neste atual momento, os agentes não adentram ao interior dos imóveis. Esse cuidado está sendo tomado por conta da pandemia da covid-19 até que toda a população seja vacinada. No bloqueio, o profissional observa por meio de janelas e portas as correções que deverão ser feitas na área interna como banheiros, cozinha e área de serviço, entre outros locais”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Ambiental da Sesap, Maria Fernanda Gonçalves.

Continua depois da publicidade

Uma das principais dificuldades é em relação à conscientização da população: cada um precisa cuidar de sua casa e de seu quintal: vasilhames, garrafas e pneus descobertos e os famosos pratinhos dos vasinhos de plantas ainda são os grandes vilões, pois acumulam água parada, criadouro prefeito para o mosquito transmissor.

Medidas simples dentro das residências como telar ralos, limpar calhas periodicamente e colocar areia nos pratos de plantas fazem grande diferença na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças.

“Nesse período de verão, devido as condições climáticas, aumentam as suspeitas e confirmados de casos de dengue. É fundamental que a população faça a sua parte e nos auxilie neste combate. Peço a colaboração de cada munícipe”, afirmou Maria Fernanda.

Continua depois da publicidade

Dados – Os números demonstram que Praia Grande está focada também na luta contra a dengue. Em 2021, até os primeiros dias de fevereiro, foram efetuados 9.216 bloqueios de controle de criadouros em 1.039 imóveis visitados. Outro destaque no período é que 131 pontos estratégicos, como ferros velhos e obras, foram vistoriados.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software