O resultado ocorre após a inauguração de quatro novas escolas na Cidade / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
O início do ano letivo trouxe um avanço histórico para a Educação em Praia Grande. A Secretaria de Educação (Seduc) praticamente zerou a lista de espera por vagas em creches municipais, reduzindo o número de 2.214 crianças para apenas 19 que ainda aguardam atendimento — o que representa uma queda de 99%.
O resultado ocorre após a inauguração de quatro novas escolas na Cidade. Entre elas, as EMs Profª Nanci Solano Tavares de Almeida, no bairro Melvi, e Profª Maria Célia Hannickel, no Real, que ampliaram a capacidade de atendimento na Educação Infantil.
Continua depois da publicidade
Além das novas unidades, a Seduc destacou outros fatores determinantes para o avanço, como a redistribuição dos atendentes de educação e dos educadores de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ), com o retorno da lotação desses profissionais às unidades de Educação Infantil.
Outra medida que contribuiu para a redução da fila foi a análise conduzida pela Coordenadoria de Educação Especial, com foco no atendimento adequado de alunos com deficiência que necessitam de acompanhamento específico por meio de plano de ação.
Continua depois da publicidade
A secretária de Educação, Patrícia Almeida, ressaltou que há mais de uma década a Administração Municipal não conseguia zerar a lista de espera no início do ano. Segundo ela, a conquista é resultado de uma série de iniciativas articuladas.
A titular da pasta também destacou o crescimento populacional do município, considerado o que mais cresce na Baixada Santista, com aumento anual estimado entre 7 e 10 mil novos moradores, o que impõe desafios constantes para absorver a demanda nas unidades escolares.
Para a secretária, o principal beneficiado é o público infantil e suas famílias, que passam a contar com o atendimento garantido.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a rede municipal de ensino de Praia Grande conta com 82 escolas distribuídas em diferentes bairros da Cidade, atendendo cerca de 54 mil estudantes. Para assegurar a qualidade do ensino, a Secretaria dispõe de aproximadamente 7,5 mil servidores públicos, sendo cerca de 2,4 mil professores.