X
Praia Grande

Praia Grande recebe 10 novos ônibus para as linhas municipais

São 10 modelos convencionais, com cerca de 42 lugares que serão  utilizados nas 14 linhas municipais

São 10 modelos convencionais, com cerca de 42 lugares que serão  utilizados nas 14 linhas municipais. / Divulgação

Novos e modernos ônibus estão sendo incorporados às linhas municipais  com a entrega de 10 novos veículos, pela concessionária Viação  Piracicabana, na tarde desta terça-feira (23), que substituirão  modelos mais antigos. Os veículos novos possuem tecnologia de menor  emissão de gases poluentes na atmosfera (cerca de 5 vezes menos),  ar-condicionado, wi-fi, acessibilidade completa e tecnologia antiviral  e antibacteriana. Com a renovação da frota, a média de vida útil dos  ônibus de Praia Grande passou a ser de 2,7 anos, valor muito abaixo do  previsto contratualmente, uma vez que a concessionária deve manter,  durante a vigência da concessão, a frota com idade média de pelo menos  cinco anos.

São 10 modelos convencionais, com cerca de 42 lugares que serão  utilizados nas 14 linhas municipais. Até junho de 2021, a idade média  dos ônibus era de 3,5 anos, quando novos veículos também tinham sido  entregues ao sistema e a Cidade passou a contar com ônibus de idade  média de 3 anos. Atualmente, a frota de ônibus municipal conta com 89  veículos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Acessibilidade

Os novos veículos contam com elevadores para  cadeirantes na entrada central. Todos possuem espaço para cão guia e  assentos reservados com diferencial de cor e tamanho para idosos,  pessoas com deficiências, gestantes, mães com crianças de colo e  obesos, de acordo com especificações da norma de acessibilidade da  ABNT-NBR, que indica especificações técnicas para fabricação de  veículos de características urbanas para transporte coletivo de  passageiros.

Menos poluente  

Os ônibus são da marca Mercedes Benz, são modelos  movidos a Biodiesel e, como diferencial, contam com a nova tecnologia  Euro 5, com menor emissão de gases poluentes na atmosfera, com o  agente regulador ARLA 32. Estes veículos são preparados para atender  os novos limites de emissão de gases de acordo com a legislação  PROCONVE P7, pois o abastecimento é exclusivo com diesel S10 (com  Biodiesel B13 na sua composição), combustível que, quando comparado ao  óleo diesel 100% mineral, é capaz de reduzir a emissão de Carbono  (CO2), além de não produzir outros gases poluentes e agressivos à saúde.

Antiviral

 Assim como os demais veículos em funcionamento no sistema  de transporte municipal, os novos ônibus também contam com dispenser  para álcool em gel. Além disso, todos os balaústres e pega-mãos já  contam com acabamentos antimicrobianos para garantir a desinfecção dos  locais de contato das mãos e reduzir os riscos de contaminação por  vírus e bactérias.

GPS  

Os veículos são equipados com computador de bordo, GPS e  bilhetagem eletrônica. Além disso, todos estão conectados ao sistema  “Quanto tempo falta”, aplicativo que permite consultar a localização,  em tempo real, de toda a frota e acompanhar a previsão de chegada nos  pontos de parada, consultar itinerários, traçar rotas e comprar  créditos.

Os novos veículos possibilitam também a conexão com a telemetria,  sistema que permite o acompanhamento de como os veículos estão sendo  conduzidos e também previne ocorrências mecânicas que poderiam  interromper a viagem.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, explicou que a Administração  Municipal sempre busca oferecer mais conforto, acessibilidade e alta  tecnologia no transporte público da Cidade. “Além de sempre buscarmos  formas de modernizar o sistema, os novos veículos ainda trazem muitos  benefícios ao meio ambiente. A Prefeitura, aliada à concessionária,  está sempre em busca de um serviço de muita qualidade à população. Ao  longo dos anos, muitos trabalhos foram realizados e essa modernização  do sistema é um complemento a isso”.

O diretor da Viação Piracicabana, Alceu Cremonesi Junior, explicou que  a modernização dos ônibus é um fator importante para a qualidade do  transporte em Praia Grande. “Atualmente, toda a frota de ônibus  municipais tem tecnologia avançada, o que beneficia diretamente a  logística do transporte coletivo de passageiro”, explicou.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Bolsonaro se filia ao PL e volta ao centrão durante evento

Discurso do presidente foi de gestos a parlamentares e de ataques à esquerda

Polícia

Polícia Civil desmonta laboratório de drogas em São Vicente

Durante ação em combate ao tráfico, equipe apreendeu grande quantidade de crack, cocaína, lança-perfume e maconha 

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software