Praia Grande

Praia Grande prevê mais de meio milhão de consultas e exames ainda neste ano

A Prefeitura vai investir na área da saúde para reduzir filas e garantir melhor atendimento para pacientes da rede municipal

Giovanna Camiotto

Publicado em 06/10/2025 às 07:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Prefeitura visa ampliar atendimentos da rede pública / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Praia Grande segue intensificando investimentos na área da saúde com o objetivo de reduzir filas e garantir maior agilidade no atendimento da população. Por meio do programa +Saúde PG, iniciado em abril, o município prevê a realização de mais de 500 mil consultas, exames e procedimentos até o final de 2025.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Somente entre outubro e dezembro estão programados 157 mil atendimentos, abrangendo consultas de especialidades, exames e procedimentos. Entre eles, exames oftalmológicos e cardíacos, mamografia, ultrassonografia simples e com doppler, além de endoscopia e colonoscopia.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba quem é o empresário por trás do clube bilionário com praia artificial em SP

• Praia do litoral terá muro subterrâneo de concreto para conter erosão e maré alta

• Maior onda do Brasil transforma praia na 'Nazaré Brasileira' e atrai atenção mundial

De acordo com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a iniciativa combina atendimentos na rede municipal, encaminhamentos à rede credenciada e uso de serviços estaduais de média e alta complexidade. “A estratégia garante não apenas a redução do tempo de espera, mas também o acompanhamento contínuo dos pacientes”, destacou o secretário Isaías Lima.

Uma das novidades é que, após a realização dos exames, os pacientes passam a ser agendados automaticamente para consultas nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). “Isso permite que o médico de família seja o ordenador do cuidado, avaliando os resultados mais rapidamente e agilizando diagnósticos e tratamentos”, explicou Lima.

Continua depois da publicidade

Os avanços já são expressivos. No caso da ressonância magnética, a cobertura de demanda saltou 200% entre o 1º e o 2º trimestre de 2025, atendendo tanto as solicitações do período quanto a fila de espera. As tomografias passaram de 56% para 186% de cobertura, enquanto as radiografias cresceram de 61% para 141%, reduzindo o tempo de espera para menos de 60 dias. Nas ultrassonografias, a cobertura subiu de 68% para 138% no mesmo período.

Os resultados foram possíveis graças ao reforço de recursos próprios do município, além de aportes externos. Praia Grande recebeu em junho R$ 5 milhões do Governo do Estado, dentro de um pacote estadual de liberação de verbas, além de emendas parlamentares viabilizadas por articulação do prefeito Alberto Mourão.

“A gente tem trabalhado muito para reduzir a fila de espera. Primeiro, reorganizamos financeiramente, buscamos ajuda de parlamentares e aumentamos o orçamento para investir na redução das filas de cirurgias eletivas, exames e consultas. Já reduzimos bastante e vamos ampliar ainda mais esse investimento até o fim do ano”, afirmou o prefeito.

Continua depois da publicidade

Com o programa +Saúde PG, Praia Grande projeta consolidar um novo patamar de eficiência em saúde pública, oferecendo diagnósticos mais rápidos, tratamentos antecipados e melhoria contínua na qualidade de vida da população.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software