Praia Grande

Praia Grande planeja ampliar ecoturismo com foco em inclusão social

A visita técnica ao Parque Estadual da Serra do Mar avalia as condições das trilhas e a acessibilidade dos locais

Giovanna Camiotto

Publicado em 16/02/2026 às 23:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praia Grande estuda utilizar o ecoturismo como ferramenta de inclusão social / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Praia Grande estuda utilizar o ecoturismo como ferramenta de inclusão social em áreas de preservação ambiental do município. Nesta semana, representantes de diferentes secretarias realizaram visita técnica ao Núcleo Itutinga-Pilões, Base Guariúma, unidade integrante do Parque Estadual da Serra do Mar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Participaram da atividade equipes das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Diversidade e Inclusão (Sedi), Subsecretaria de Ações de Cidadania, Guarda Ambiental e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped). O objetivo foi conhecer a infraestrutura disponível, as trilhas, cachoeiras e condições de acesso, além de avaliar potencialidades e limitações para futuras atividades voltadas a pessoas com deficiência.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Praia Grande oferece atendimento imediato pós-exposição ao HIV durante o Carnaval

• Praia Grande anuncia nova Unidade de Saúde da Família na Vila Sônia

• Praia Grande reduz em 99% fila por vagas em creches municipais

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Valdir Pereira Ramos Filho, a proposta é integrar preservação ambiental e políticas públicas. “A visita reforça a importância do trabalho integrado entre as secretarias, conselhos e órgãos gestores das unidades de conservação, conciliando preservação ambiental, inclusão e desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Trilhas e cachoeiras do Núcleo Itutinga-Pilões integram roteiros de ecoturismo em Praia Grande/Divulgação/PMPG
Trilhas e cachoeiras do Núcleo Itutinga-Pilões integram roteiros de ecoturismo em Praia Grande/Divulgação/PMPG
Visita técnica avaliou acessibilidade e potencial de inclusão em área do Parque Estadual da Serra do Mar/Divulgação/PMPG
Visita técnica avaliou acessibilidade e potencial de inclusão em área do Parque Estadual da Serra do Mar/Divulgação/PMPG
Município estuda ampliar atividades de observação de aves e educação ambiental na unidade de conservação/Divulgação/PMPG
Município estuda ampliar atividades de observação de aves e educação ambiental na unidade de conservação/Divulgação/PMPG

A área é administrada pela Fundação Florestal, responsável por ações de monitoramento da fauna, educação ambiental e proteção da biodiversidade. Durante a visita, o grupo conheceu equipamentos de apoio como a cadeira Julietti, dispositivo adaptado que permite a pessoas com mobilidade reduzida acessar trilhas e terrenos irregulares.

Continua depois da publicidade

Para a secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Figueiredo Benício, a iniciativa amplia perspectivas. “A atividade contribui de forma relevante para que possamos implantar no futuro ações voltadas às pessoas com deficiência nesse espaço”, disse.

Praia Grande mantém Acordo de Cooperação com a Fundação Florestal para uso responsável das unidades de conservação. O Núcleo Itutinga-Pilões reúne atrativos como trilhas, cachoeiras e áreas para observação de aves, primatas e borboletas, além de atividades de educação ambiental.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software