Praia Grande oficializa pedido do VLT junto à Agem

Projeto conceito prevê uma ligação entre o Terminal Tude Bastos e São Vicente

Comentar
Compartilhar
24 FEV 2021Por Da Reportagem10h50
O trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São VicenteO trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São VicenteFoto: Nair Bueno/DL

Um novo e importante passo foi tomado a caminho de um futuro trajeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Praia Grande. Foi protocolado na última sexta-feira (19) junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VLT na Cidade, que interligaria o Terminal Rodoviário Tude Bastos com a área continental de São Vicente. A intenção da Administração Municipal é que o projeto seja enviado à Câmara Temática de Mobilidade Urbana do Condesb e que seja inserido nas discussões do Plano de Mobilidade Urbana da Baixada Santista.

A proposta foi entregue pelo secretário municipal de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, que reforça a necessidade do novo sistema, também defendida pela Administração anterior, pelo ex-prefeito Alberto Mourão, e pela atual, da prefeita Raquel Chini.

O trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência, seguir pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos. O VLT é um sistema de transporte sobre trilhos que opera em uma plataforma separada do resto do tráfego.

De acordo com o secretário municipal, Leandro Avelino, o projeto concebido representa o melhor cenário, em termos de mobilidade urbana metropolitana, para a Cidade e também para todo Litoral Sul. “Assim, será possível otimizar algumas linhas de ônibus, diminuindo até o fluxo de veículos dentro de Praia Grande. A ação beneficiará, principalmente, o acesso da população a serviços na área da saúde e educação, oferecendo agilidade no deslocamento, além de fomentar o desenvolvimento econômico no Litoral Sul como um todo”.

O tema também foi abordado pela prefeita Raquel Chini durante reunião realizada na prefeitura, no último dia 17, com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A chefe do executivo aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de ter futuramente um trajeto do VLT passando por Praia Grande.

A prefeita Raquel Chini destacou que esse contato com a EMTU é muito importante para a Cidade. “Durante o encontro aproveitei para reforçar, entre outras coisas, nosso pedido pelo VLT em Praia Grande. É um sistema de transporte essencial para melhorar a mobilidade urbana não só do nosso Município, mas para todo Litoral Sul”.