Praia Grande

Praia Grande oferece atendimento imediato pós-exposição ao HIV durante o Carnaval

Segundo as recomendações, o medicamento deve ser iniciado em até 72 horas após exposição ao HIV e dura 28 dias

Giovanna Camiotto

Publicado em 15/02/2026 às 23:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praia Grande disponibiliza gratuitamente a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

A rede de Urgência e Emergência de Praia Grande disponibiliza gratuitamente a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), tratamento que pode reduzir o risco de infecção pelo HIV após situações de exposição. A medida ganha reforço no período de Carnaval, quando aumenta a procura por orientações preventivas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A PEP é indicada em casos como rompimento ou ausência de preservativo, violência sexual e acidentes ocupacionais com risco de contato com o vírus. O protocolo estabelece que o tratamento deve ser iniciado em até 72 horas após a exposição, preferencialmente nas primeiras duas horas. A medicação é administrada por 28 dias consecutivos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Praia Grande anuncia nova Unidade de Saúde da Família na Vila Sônia

• Praia Grande reduz em 99% fila por vagas em creches municipais

• Tarcísio e Mourão discutem chegada do VLT a Praia Grande e novas obras na ponte

Em Praia Grande, o fornecimento imediato da PEP ocorre 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Pronto-Socorro Central, no bairro Guilhermina, e nas UPAs Quietude e Samambaia. Após atendimento médico e avaliação do caso, o paciente já deixa a unidade com o medicamento completo para os 28 dias.

Para acompanhamento, o paciente é encaminhado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), onde realiza monitoramento por três meses, com exames laboratoriais.

Continua depois da publicidade

“Consideramos um serviço essencial para a população. Qualquer pessoa que teve suspeita de exposição ao vírus HIV pode procurar uma dessas unidades e receber a PEP”, afirmou Jefferson Souza, diretor do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.

O município também mantém o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), que oferece gratuitamente testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de preservativos. O CTAP e o SAE funcionam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar, no bairro Boqueirão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software