Município investe para apoiar efetivo de 500 policiais da Operação Verão. / Divulgação/Richard Aldrin
Continua depois da publicidade
Com a expectativa de receber mais de 2 milhões de visitantes para a virada de ano, a Prefeitura de Praia Grande montou um esquema especial de segurança que mobiliza quase 2 mil profissionais. O objetivo é garantir a integridade de moradores e turistas durante o período de maior fluxo no município.
A estrutura conta com o reforço da Operação Verão da Polícia Militar, que desde 15 de dezembro disponibiliza 500 policiais adicionais vindos de outras regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Além da presença da Polícia Militar, o cinturão de segurança conta com a atuação estratégica da Polícia Rodoviária, que intensifica o monitoramento nos acessos à cidade para controlar o fluxo intenso de veículos.
Na faixa de areia e no mar, a segurança é reforçada pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Para este período, foram contratados 31 guarda-vidas temporários, treinados para atuar na prevenção de afogamentos e no atendimento rápido a banhistas.
Continua depois da publicidade
Um dos diferenciais estratégicos da operação para 2026 é o uso intensivo da tecnologia de monitoramento. Atualmente, o município conta com mais de 3.700 câmeras espalhadas por pontos estratégicos.
O sistema é operado a partir do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), onde os equipamentos são acompanhados em tempo real.
O parque tecnológico dispõe de softwares avançados, incluindo o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) — capaz de identificar placas de veículos envolvidos em irregularidades — e tecnologia de reconhecimento facial.
Continua depois da publicidade