X

Praia Grande

Praia Grande já fez mais de 900 atendimentos por telefone durante combate ao coronavírus

Serviço é realizado diariamente pelos telefones 162 e 3495-1527

Da Reportagem

Publicado em 27/03/2020 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O atendimento telefônico também foi implantado para evitar que as pessoas utilizem de forma inadequada o sistema de saúde / Fred Casagrande / Prefeitura Municipal de Praia Grande

A central telefônica implantada pela Prefeitura de Praia Grande, que está realizando atendimento voltado a orientação, triagem e enfrentamento ao coronavírus, já realizou 928 atendimentos. Os munícipes podem buscar informações através dos telefones 162 e 3495-1527. O funcionamento ocorre diariamente, inclusive aos finais de semana, das 8 às 22 horas.

A Administração Municipal tem como meta ampliar o serviço e iniciar o funcionamento nos próximos dias de novos polos de atendimento com mais profissionais atuando. Os trabalhos na central telefônica são coordenados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense.

Os números comprovam o sucesso da ação. Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira (23). Do total de munícipes atendidos, foram agendados 80 atendimentos para as Usafas e outras 29 encaminhadas para unidades do setor de Urgência e Emergência da Cidade. O serviço é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Sesap. Este grupo é composto por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor.

Na prática, por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contagio do covid-19. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.

O atendimento telefônico também foi implantado para evitar que as pessoas utilizem de forma inadequada o sistema de saúde, o que pode causar aglomeração e até infectar alguém que está apenas com sintomas de uma doença de menor gravidade.

Outra ação importante neste sentido utiliza a tecnologia como ferramenta. A população pode baixar no smartphone o aplicativo Coronavírus SUS, onde existe a possibilidade da realização de uma auto-avaliação do estado de saúde.

Ouvidoria – Os cidadãos podem continuar registrando suas manifestações na Ouvidoria Municipal através do atendimento eletrônico que funciona 24 horas, no site da Prefeitura (praiagrande.sp.gov.br) ou pelo aplicativo de smartphone Android e IOS, que se encontra com o nome Ouvidoria Praia Grande.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3087, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 3.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter