Praia Grande inicia vacinação contra a covid-19 nesta quarta-feira (20)

Profissionais da saúde e indígenas fazem parte do primeiro grupo a ser imunizado

Comentar
Compartilhar
19 JAN 2021Por Da Reportagem19h00
Serão vacinados primeiro idosos que vivem em asilos, indígenas e profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19Foto: DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SP

Praia Grande inicia a Campanha de Vacinação contra a covid-19 nesta quarta-feira (20). As primeiras 4.080 doses já estão sendo encaminhadas ao Município. Profissionais da saúde e indígenas fazem parte do primeiro grupo a ser vacinado.

"Nesse primeiro momento a população indígena e os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus serão os imunizados", explica a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

A prefeita pede que a população tenha calma e tranquilidade, pois as doses serão enviadas aos poucos pelos governos Federal e Estadual. "Não há necessidade de correria ou pânico. A Cidade vai seguir o calendário do Ministério da Saúde e governo do Estado, abrindo os grupos de acordo com a chegada das doses", destaca.

De acordo com o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, uma equipe da Sesap vai realizar a vacinação na população indígena da Cidade e os profissionais da saúde serão vacinados em suas próprias unidades de trabalho.

"Os polos de vacinação estão sendo montados para a segunda etapa da Campanha que tem previsão de início no dia 8 de fevereiro, com o primeiro grupo de idosos que são as pessoas acima de 75 anos. Conforme o cronograma  estabelecido e a chegada de mais doses, vamos abrindo um novo grupo a cada semana", esclarece o secretário.

Praia Grande, inicialmente, terá oito polos que atenderão o público-alvo da primeira fase da Campanha. O atendimento será de segunda a sábado, das 9 às 16 horas.

Polo 1. Conviver São Jorge (Rua João Batista de Siqueira, nº 130, Bairro Antártica) – atenderá os cadastrados nas Usafas Tude Bastos, Guaramar, Vila Sônia, Antártica e São Jorge

Polo 2. Conviver Samambaia (Av. Pau Brasil, esq. Rua Itiberê da Cunha, Bairro Samambaia) – atenderá os cadastrados nas Usafas Rio branco, Esmeralda, Ribeirópolis, Melvi e Samambaia

Polo 3. PIC Quietude (Rua Milton Daniels, s/ nº, Bairro Quietude) - atenderá os cadastrados nas Usafas Aloha, Mirim II, Anhanguera, Santa Marina, Tupiry, Vila Alice e Quietude

Polo 4. PIC Real (Avenida Presidente Kennedy, nº 17.483, Bairro Real) - atenderá os cadastrados nas Usafas Maracanã, Mirim I (Av.Sindicatos), Caiçara, Princesa, Solemar e Real

Polo 5. Conviver Guilhermina (Rua Praia dos Sonhos, nº 245, Bairro Guilhermina) /

Polo 6. Conviver Boqueirão (Av Pres. Castelo Branco, esq. R. Pernambuco, Bairro Boqueirão.) /

Polo 7. Conviver Tupi (Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi) /

Polo 8. Conviver Ocian (Av. Presidente Castelo Branco, esq. Av. Vicente de Carvalho) – Os quatro polos atenderão os cadastrados nas Usafas Aviação, Forte, Boqueirão, Tupi, Ocian, Noemia, Guilhermina.

Capacitação - Nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), a Sesap realizará capacitação com os profissionais que vão trabalhar nos oito polos de vacinação que serão abertos de acordo com a previsão do cronograma e chegada de novas doses.

Cronograma - O secretário de Saúde Pública de Praia Grande salienta ainda que o cronograma estabelecido é apenas uma previsão e que pode ser alterado de acordo com o envio das doses e das diretrizes do Ministério da Saúde e Estado de São Paulo, sendo:

Primeira Fase:

20/01- Início da vacinação para os povos indígenas e profissionais da saúde
8/2 - Início da vacinação para pessoas acima de 75 anos
15/2- Início da vacinação para pessoas acima de 70 anos
22/2- Início da vacinação para pessoas acima de 65 anos
01/3- Início da vacinação para pessoas acima de 60 anos