X
Praia Grande

Praia Grande inicia Outubro Rosa com fila de espera de mamografia zerada

Cidade conta com o CEAS Mulher que funciona como uma rede de cuidados

O Outubro Rosa em Praia Grande começou com uma boa notícia: a fila de  espera para exames de mamografia está zerada. Mulheres que passaram  por consulta esta semana já estão com seus pedidos sendo agendados.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


“Essa é uma área que mesmo com a pandemia conseguimos manter o serviço  ativo, temos prestadores de serviço suficientes para dar conta da  demanda. São aproximadamente 1.000 vagas de mamografia por mês no  município. O mais importante neste momento é conscientizar as  munícipes para que procurem o serviço, façam seus exames preventivos  para fazer um acompanhamento médico adequado”, destaca o secretário de  Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Para realizar o exame de mamografia ou qualquer outro exame, a mulher  deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais próxima de  sua residência. Após passar por consulta, o médico irá indicar os  exames a serem feitos e a paciente poderá ser encaminhada ao CEAS  Mulher (Centro de Apoio à Saúde da Mulher).

O CEAS funciona como uma rede de apoio à saúde feminina e oferece  atendimento com médicos especializados e acolhimento das mulheres.  A  unidade oferece um atendimento humanizado e é fundamental para  prevenção, diagnóstico e encaminhamento de lesões precursoras de  câncer de útero e de mama, o que a torna uma referência de serviços  para o público feminino em Praia Grande.

A unidade conta com uma equipe composta por 16 profissionais. São  cinco ginecologistas, dois mastologistas, psicóloga, assistente  social, além das equipes de enfermagem e administrativa. Os  atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. São  encaminhadas para o Ceas Mulher as pacientes que foram atendidas nas  unidades de Saúde da Família (Usafa) e necessitam de um acompanhamento  mais específico e próximo do especialista.

Atendimentos relacionados a mama e colo de útero, área gestacional e  aconselhamento em atenção ao planejamento familiar, colocação de DIU,  avaliações cirúrgicas, acompanhamentos de exames e alguns tipos de  biópsia estão entre os serviços prestados pelos profissionais no Ceas  Mulher. Campanhas de conscientização e educativas para o público  feminino também estão na programação de atividades para o Outubro Rosa.

Outro diferencial fica por conta da intensificação dos trabalhos  relacionados ao pré-natal. A Sesap busca reduzir a mortalidade materno  infantil no Município. A unidade, desde o final de 2019, vem ampliando  os atendimentos com acompanhamentos e avaliações de casos considerados  de médio e alto risco. Essa assistência prestada a mulher grávida tem  como meta evitar possíveis complicações que possam ocorrer com a mãe e  o bebê no período que antecede e no momento do parto. O equipamento  faz parte do setor de Especialidades Médicas da Secretaria de Saúde  Pública (Sesap) da Cidade e está localizado na Rua São José, no Bairro  Caiçara.

Residência – Praia Grande é referência no desenvolvimento dos  programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e da  Multiprofissional. O Ceas Mulher está incluso na lista de unidades  escola que recebem os residentes. Desta forma, o local, além de  disponibilizar atendimento de qualidade, ainda colabora para o  processo de formação acadêmica dos profissionais que estão se  especializando na Cidade.

Usafas - As Unidades de Saúde da Família (Usafas) também estão  preparadas para o Outubro Rosa. Todas as 30 Usafas estão com  programação especial e oferecem palestras, orientações, além de ampla  oferta do exame preventivo.

Investir na Atenção Básica é a principal diretriz da área da Saúde em  Praia Grande. O setor é considerado porta de entrada do sistema  responsável por atendimentos primários nas unidades de Saúde da  Família (Usafas) que evitam procedimentos de urgência, emergência e  hospitalares através de acompanhamento médico com consultas. A cidade  chegou à marca de 30 equipamentos deste tipo. Para os próximos anos,  está prevista a construção de mais 4 Usafas.

Mensalmente são realizados cerca de 40 mil atendimentos voltados a  população como consultas, exames, diagnósticos e encaminhamentos para  as Especialidades Médicas, trabalhos em grupo, pequenos procedimentos,  entre outros.

Os números municipais comprovam o avanço. A Cidade ampliou as equipes  da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam nas Usafas. Em 2012,  eram 47, agora, em 2021, são mais de 100, crescimento que supera 100%.  Desta forma, Praia Grande garante cobertura total populacional na ESF.  A excelente marca reforça o Município como referência na Região  Metropolitana da Baixada Santista no setor.

A mesma evolução ocorreu com relação ao número de Usafas, com salto de  mais de 80%. Em 2012, eram 16 equipamentos deste tipo. Após a  inauguração das Usafas Princesa, Noêmia e Guilhermina, a Cidade passou  a contar com 30 unidades.

Confira o endereço das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas)

1 - Usafa Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº2929
2 - Usafa Boqueirão - Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão
3 - Usafa Mirim - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 - Usafa Tupi - Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 - Usafa Aloha - Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim
6 - Usafa Anhanguera - Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
7 - Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica
8 - Usafa Caiçara - Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara
9 - Usafa Esmeralda - Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179
10 - Usafa Forte - Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 - Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
12 - Usafa Maracanã - Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã
13 - Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 - Usafa Mirim II - Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400
15 - Usafa Ocian - Rua José Jorge, 521 – Ocian
16 - Usafa Quietude - Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500
17 - Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 - Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis
19 - Usafa Esmeralda II - Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
20 - Usafa Samambaia - Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
21 - Usafa Santa Marina - Rua Particular, 598 – Anhanguera
22 - Usafa São Jorge - Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
23 - Usafa Solemar - Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 - Usafa Sítio do Campo - Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 - Sítio do Campo
25 - Usafa Tupiry - Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 - Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 - Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 - Vila Sônia
28 - Usafa Princesa - Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
29 - Usafa Noêmia -Av. Pres. Kennedy, 4960 - Bairro Tupi
30 - Usafa Guilhermina-Av. Pres. Kennedy, 2100 - Bairro Guilhermina

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TRÂNSITO

Obra: Prefeitura de São Vicente interdita ruas para solucionar problema de drenagem

Parte das ruas Martim Afonso e José Bonifácio está interditada por conta das intervenções

Caminhão pega fogo e deixa pista interditada na Rodovia Anchieta

Apesar de o incêndio ter destruído o veículo, que estava carregado com pneus, o motorista não ficou ferido

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software