18 de Setembro de 2024 • 21:59
Praia Grande estuda forma de organizar eventos com charretes em vias públicas durante reunião com secretarias / Divulgação/ PMPG
A Prefeitura de Praia Grande iniciou os estudos para a possível regulamentação que discipline eventos de charretes em vias públicas da Cidade. Uma reunião entre as Secretarias de Planejamento, Urbanismo, Trânsito, Meio Ambiente, Segurança Pública e Procuradoria Geral deu um ponto de partida para a criação de uma legislação municipal que discipline esse tipo de evento.
Durante o primeiro final de semana deste mês de dezembro, munícipes da Cidade denunciaram para a Prefeitura uma corrida com charretes nas vias da Cidade, colocando em risco a vida de pedestres e explorando cavalos. Na ocasião, agentes de segurança da Guarda Civil Municipal, polícias Militar e Civil e agentes de trânsito atenderam a ocorrência e orientaram cerca de 1.300 pessoas que disputavam corrida. A abordagem dos charreteiros ocorreu no Bairro Caiçara, onde as pessoas, oriundas de outros municípios, reuniram-se e circulavam em alta velocidade em avenida pavimentada e também na faixa de areia.
A reunião também abordou uma carta do Conselho Municipal de Segurança da região Sul (CONSEG Sul) pedindo providências para evitar que a população seja incomodada com esse tipo de evento sem regras. Entre as reivindicações, a carta pede que haja fiscalização contra os maus tratos a animais; depredação e mau uso dos jardins da orla, ciclovias e calçadões; som alto de caixas de som na orla, faixa arenosa, praças e ruas; e veículos estacionados nas calçadas.
Os representantes das secretarias deixaram claro que o evento não tinha autorização para acontecer e esse tipo de abuso já é proibido na Cidade. O objetivo da Prefeitura é garantir organização e evitar desgastes para a população, com orientações e regulamentação, evitando punições e multas.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A ideia do grupo é estudar a legislação da Cidade, tanto as leis de Bem-Estar Animal, quanto as regras de ocupação e uso do solo e perturbação do sossego. Ouvir charreteiros e organizadores desses eventos também é um objetivo do Poder Público. A próxima reunião será marcada em 2022 e as Secretarias de Saúde Pública, Cultura e Turismo e Subsecretaria de Cidadania serão envolvidas.
De acordo com a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, a intenção da Administração é buscar experiências de outras cidades e regiões e avaliar as possibilidades, já que o Município é passagem desse tipo de evento. “Vamos estudar as nossas legislações e consultar a regulamentação de cidades onde esse tipo de evento é permitido. Também vamos marcar reuniões com representantes de Mongaguá e Itanhaém, municípios que realizam esses eventos. Em nenhum momento falamos em proibição e censura, a intenção da Prefeitura é apenas organizar. As manifestações religiosas são permitidas em Praia Grande, desde que cumpram regras de disciplina”.
O secretário da procuradoria Geral, Edmilson de Oliveira Marques, destacou a importância de uma regulamentação específica para disciplinar o tema. “O código de posturas possui elementos para proibir tanto na praia como em vias públicas, no entanto, a ideia é regulamentar, propor condições seguras. O principal objetivo é manter a ordem no Município, coibindo infrações de trânsito, perturbação de sossego e utilização de caixas de som em alto volume”.
Cotidiano
Cetesb não dá prazo para revisão da licença ambiental para aeroporto no litoral de SP
Veja linha do tempo de projeto de aeroporto esquecido em Praia Grande
Aeroporto ignorado há 18 anos geraria 58 mil empregos no litoral de SP; entenda
Diário Mais
A informação faz parte de um estudo e foi publicada no periódico científico Journal of Ethnobiology
Diário Mais
A maresia pode acelerar a corrosão e danificar componentes internos e externos dos aparelhos