Prefeitura Santos
Prefeitura Santos Mobile

Praia Grande dá início a testagem de covid-19 em todos os profissionais da saúde

Aproximadamente 2.600 servidores atuam tanto nas áreas técnicas e administrativas quanto na linha de frente

Comentar
Compartilhar
14 MAI 2020Por Da Reportagem12h50
Praia Grande recebeu 6 mil testes rápidos, enviados pelo Ministério da SaúdeFoto: Hygor Abreu/Prefeitura Municipal de Guarujá

Praia Grande está realizando testes rápidos em todos os profissionais da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município. São aproximadamente 2.600 servidores que atuam tanto nas áreas técnicas e administrativas quanto aqueles que estão na linha de frente, como, por exemplo, médicos, enfermeiros, auxiliares dos prontos-socorros, hospitais e unidades de Saúde da Família (Usafas).

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Bruna Renó, explica a importância de se aplicar o teste em todos profissionais da Rede. “Os profissionais da saúde são classificados como grupo de risco, devido a exposição no ambiente de trabalho. Estima-se que 15% desse grupo possam ser infectados pelo coronavírus. Quando a gente consegue identificar essas pessoas infectadas, conseguimos tomar decisões mais eficazes, tomar medidas preventivas e otimizar todo o funcionamento da Rede”.

Praia Grande recebeu 6 mil testes rápidos, enviados pelo Ministério da Saúde. Usafas, prontos-socorros e hospitais receberão os kits e aplicarão os testes de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A execução e a leitura dos testes são realizados por profissionais da saúde e o resultado sai em 15 minutos. “O resultado do teste negativo reduz a chance de que a pessoa esteja infectada pelo covid-19. Contudo é necessário que se mantenha todas as recomendações para a prevenção da doença”, conclui a diretora.