Com apenas 28 metros de largura, ela figura entre as dez menores praias do mundo / Reprodução/Redes Sociais
Continua depois da publicidade
Escondida dentro da área militar da Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande, a Praia do Saco Escuro chama atenção não só pela beleza discreta, mas também por seu tamanho minúsculo.
Com apenas 28 metros de largura, ela figura entre as dez menores praias do mundo, segundo informações divulgadas em vídeo pelo historiador Cláudio Sterque em vídeo apresentado por Fernando Bilão, publicado na página @praiagrandenatela. Assista abaixo:
Continua depois da publicidade
A pequena faixa de areia está localizada em uma área de acesso restrito, sob jurisdição do Exército Brasileiro, na Fortaleza de Itaipu. Isso faz com que a maioria das pessoas sequer saiba de sua existência.
O litoral de São Paulo também abriga a menor praia do mundo, em Ubatuba.
Continua depois da publicidade
O local, além de pouco conhecido, guarda uma história peculiar: o nome “Saco Escuro” vem dos tempos anteriores à construção da fortaleza, iniciada em 1902.
Na época, barqueiros atracavam na enseada para buscar lenha armazenada em sacos de algodão, que escureciam com o tempo devido ao transporte e à umidade do mar.
O vídeo, publicado por Fernando Bilão nas redes sociais, mostra Cláudio Sterque contando a origem do nome e apresentando a paisagem que, apesar de pequena, impressiona por sua importância histórica e localização privilegiada.
Continua depois da publicidade
A Praia do Saco Escuro é mais uma das curiosidades que compõem o rico patrimônio natural e histórico de Praia Grande, sendo um lembrete de que grandes histórias podem, sim, caber em pequenos espaços.