Governo do SP educacao
Governo do SP educacao mob

PG registra mais de 5 mil atendimentos em Central Telefônica de combate ao Covid-19

Serviço funciona diariamente das 8 às 22 horas 11/5/2020

Comentar
Compartilhar
12 MAI 2020Por Da Reportagem11h50
O atendimento telefônico também foi implantado para evitar que as pessoas utilizem de forma inadequada o sistema de saúdFoto: Fred Casagrande / Prefeitura Municipal de Praia Grande

Desde o início das atividades (23), a Central Telefônica de combate ao Covid-19 atendeu mais de 5 mil pessoas. Esclarecimento de dúvidas, orientações, encaminhamentos para Unidades de Saúde da Família ou prontos-socorros e monitoramentos dos casos sintomáticos são os principais serviços realizados pelos profissionais da saúde que trabalham diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 8 às 22 horas, na Central.

“Todo o trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande. Este grupo é composto por médicos, enfermeiros e outros profissionais que se dedicam a orientar da melhor forma possível a população e também monitorar os casos sintomáticos”, explica um dos coordenadores da Central, o médico Carlos Alberto dos Santos Gomes.

Ele explica que o monitoramento dos pacientes com sintomas gripais é realizado com todo controle e dedicação dos profissionais. As ligações são realizadas dia sim, dia não, tanto para quem é caso confirmado de Covid-19, quanto para quem está como caso suspeito. “Aqueles casos com sintomas um pouco mais fortes, nós ligamos diariamente. É um trabalho realizado em conjunto com as Usafas que também ligam e monitoram as condições dos pacientes que estão em isolamento domiciliar”, comenta o coordenador.

Os monitorados seguem recebendo ligações até que estejam totalmente curados. Ao todo quase 2 mil pessoas já passaram por monitoramento.

O atendimento da Central Telefônica é feito através dos telefones 162 e 3496-2281. A Administração Municipal tem como meta ampliar o serviço e iniciar o funcionamento nos próximos dias, com novos polos de atendimento com mais profissionais atuando. Os trabalhos na central telefônica são coordenados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

O serviço teve início no dia 23 de março e os números comprovam o sucesso da ação. Do total de munícipes atendidos, foram agendados mais de 796 pessoas para as Usafas (Unidades de Saúde da Família) e Unidades de Urgência e Emergência da Cidade.

Na prática, por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contagio do Covid-19. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.

O atendimento telefônico também foi implantado para evitar que as pessoas utilizem de forma inadequada o sistema de saúde, o que pode causar aglomeração e até infectar alguém que está apenas com sintomas de uma doença de menor gravidade.

Outra ação importante neste sentido utiliza a tecnologia como ferramenta. A população pode baixar no smartphone o aplicativo Coronavírus SUS, onde existe a possibilidade da realização de uma auto avaliação do estado de saúde.

Os cidadãos podem continuar registrando suas manifestações na Ouvidoria Municipal através do atendimento eletrônico que funciona 24 horas, no site da Prefeitura (praiagrande.sp.gov.br) ou pelo aplicativo de smartphone Android e IOS, que se encontra com o nome Ouvidoria Praia Grande.