PG inicia trabalho pioneiro em canais para combater a dengue

Cidade adquiriu equipamentos que serão utilizados nas ações

Comentar
Compartilhar
18 FEV 2017Por Da Reportagem14h00
Praia Grande inicia na próxima semana um trabalho pioneiro na Baixada Santista voltado ao combate do mosquito Aedes AegyptiPraia Grande inicia na próxima semana um trabalho pioneiro na Baixada Santista voltado ao combate do mosquito Aedes AegyptiFoto: Divulgação

Praia Grande inicia na próxima semana um trabalho pioneiro na Baixada Santista voltado ao combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap) adquiriu equipamentos que serão utilizados nas ações de nebulização em todos os canais do Município. Este tipo de iniciativa vem ocorrendo apenas em São Paulo, Capital.

Na terça-feira (21), a partir das 9 horas, a equipe da Divisão de Saúde Ambiental da Sesap, responsável pela coordenação dessas ações, dará início aos trabalhos no canal localizado na Avenida da Integração (antiga Rua 18), no Bairro Nova Mirim. Os trabalhos se estenderão por todas as regiões da Cidade.

Os profissionais passaram por uma série de capacitações e treinamentos para operarem os equipamentos. O corpo técnico do setor preparou ainda estudo com os dados dos canais, dimensionando o quanto será utilizado de larvicida levando em conta a quantidade de água existente nesses espaços.

As equipes de combate a dengue realizarão a nebulização dos canais com uma bomba pick-up, que pode atingir jato de até três metros de altura. Esse tipo de equipamento possibilita eliminar o mosquito Aedes aegypti e também o culex, conhecido popularmente como pernilongo.

“Praia Grande segue investindo na área da Saúde mesmo nesse momento de dificuldade que o País atravessa. A Cidade será a única da Região que fará este serviço. O reflexo deste esforço dos últimos anos no combate contra dengue é a redução de casos que vem ocorrendo”, comentou a diretora da Divisão de Saúde Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves.

A Cidade adquiriu ainda outra máquina deste tipo, mas de menor intensidade, para desenvolvimento do bloqueio de criadouros dentro das residências. Estas atividades e os mutirões nos bairros também são destaques das atividades em Praia Grande buscando eliminar criadouros e larvas do Aedes.

Nas visitas domiciliares, os agentes da Cidade efetuam a vistoria de locais como quintais, calhas e caixas de água. A liberação por parte dos munícipes para entrada dos profissionais nas residências é considerada de fundamental importância para o êxito dos trabalhos.

Outros destaques das ações em Praia Grande são as intervenções em pontos estratégicos, tais como cemitério, desmanches de veículos e borracharias. Campanhas educativas nas unidades de saúde e escolas municipais também fazem parte da programação de serviços prestados diariamente.